quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 750

Arte de capa por Alan Davis

Arte de capa alternativa por Gerald Parel
 - Captain America n° 10 (Junho de 2012)

* "Powerless - Part 5", história escrita por Ed Brubaker, desenhada por Alan Davis, artefinalizada por Mark Farmer, colorizada por Laura Martin, editada originalmente por Tom Brevoort

Publicada no Brasil, pela Editora Panini, na revista Capitão América & Os Vingadores Secretos n° 20 ("Incapacitado - Parte 5"), letreirizada por Gisele Tavares, traduzida por Jotapê Martins e editado por Paulo França

O vilão Mecanus comunicou-se com Bravo antes de ele ser capturado pelo Capitão América. Então, quando Bravo disparou contra Steve e fez com que voltasse ao normal, na verdade o infectou com um vírus nanotecnológico. Stark não captou essa nanotecnologia com seus sensores porque Mecanus sabia que ele executaria os testes em Steve. Até mesmo sabia quais testes seriam realizados. Os nanovírus simulam hemácias quando são observados, ficando praticamente invisíveis. Toda vez que a adrenalina de Steve subia, eles se ativavam. Era como se os vírus pusessem uma parede entre o Capitão e sua força. Sharon Carter descobriu tudo isso, pois fez um trato com Mecanus, algo que não deixa Steve muito tranquilo.

Agora Stark sabe o que fazer. Ele monta um aparelho que irá desintegrar qualquer nanotecnologia, não importa o quanto se esconda. Com isso, consegue fazer com que a força de Steve retorne. Agora, o herói pretende capturar Bravo e sua rainha por terem mexido com sua fé e esperança. Mas uma transmissão do Gavião Arqueiro mostra algo mais urgente. Um novo tumulto, desta vez liderado... pelo Falcão! Ele foi afetado. Sharon e Steve partem, enquanto Stark fica para descobrir como reverter o efeito da Bomba Enlouquecedora. Steve só acha que Stark deveria ter feito isso em vez de ter se preocupado com ele. Stark, irônico, concorda que suas prioridades são uma zona.

Quando o Capitão América chega até o local do tumulto, o Falcão está prestes a matar o Gavião Arqueiro. Sam está completamente descontrolado e ataca o Capitão assim que o vê. O restante da multidão também investe contra ele. Sharon, depois de uma dica do Gavião, avisa o Capitão que alguns dos baderneiros são agentes da Hidra. De fato, o herói descobre o uniforme dos terroristas embaixo das roupas civis. 

O Capitão América tenta encontrar o verdadeiro Falcão em meio a seus olhos vidrados, mas é atordoado pela arma de... Bravo. O vilão, com o auxílio do Falcão, espanca o herói, mas é interrompido por uma importante ligação... e os deixa. Antes, induz o Falcão a levantar uma enorme pedra para matar o Capitão. O Falcão parece vacilar por um segundo até que... o Homem de Ferro aparece com um canhão que desfaz os efeitos da Bomba.

Quando o Falcão volta a si, fica surpreso com o fato de que iria matar o Capitão América. O Capitão acalma-o e diz que ele vacilou no último segundo, pois estava resistindo. Na verdade, nem mesmo o herói sabia se isso era verdade. Só sabia que, naquele momento, o Falcão precisava ouvir aquilo. Palavras que Steve gostaria de ouvir também. Porém, as únicas palavras que ouve são as de Bravo que ecoam em sua alma.

Mais tarde, Sharon informa Steve que o relatório da missão não foi nada fácil. Alguns noticiários andam relatando que o Capitão América andou agredindo baderneiros. O que não sabem é que alguns deles eram agentes da Hidra. Steve já está farto de notícias desse tipo. Mas ele se lembra do acordo que Sharon fez com Mecanus e gostaria de mais detalhes. Ela diz que fez o vilão entrar em um corpo robótico... e o corrompeu com um vírus que ela pediu para ser sintetizado. Esses vírus estão devorando o banco de dados de Mecanus. O vilão pode estar solto, mas isso não significa que ele será uma ameaça durante um bom tempo. 

A+:

* O desenhista Alan Davis, um dos mais notórios profissionais dos quadrinhos, é presença marcante nesse arco, tentando catapultar a nova empreitada dessa nova revista do Capitão América. Algo que já havia sido tentado com Steve McNiven. Ainda assim, é diferente do tom costumeiro das histórias sombrias e de espionagem do escritor Ed Brubaker. Na verdade, apesar de Brubaker estar trabalhando as aventuras do Capitão há muito mais tempo, é ele quem parece um tanto deslocado dentro do estilo de Davis.

* A Bomba Enlouquecedora apareceu pela primeira vez em O Diário de Steve Rogers n° 195. Inclusive, a capa da edição n° 7 desse volume, desenhada por Alan Davis, é uma homenagem à capa de Kirby daquela época.

ÂmagoNews:
* Com o fim do evento A Era de Ultron, publicada no Brasil pela Panini, o podcast Inominata abordou a história do vilão Ultron, que será a principal ameaça enfrentada pelos Vingadores em seu vindouro segundo filme. Participei desse animado bate-papo... por mais que as máquinas tenham tentado impedir-nos. Ouça e se divirta também: Ultron Ilimitado

2 comentários:

Anônimo disse...

Oiê!!!!!

A capa alternativa é MARAVILHOSA!

A Sharon é tão inteligente, mas esse acordo dela com o Mecanus não é boa coisa.......

"Steve só acha que Stark deveria ter feito isso em vez de ter se preocupado com ele. Stark, irônico, concorda que suas prioridades são uma zona." Awww esses dois são muito fofos.


"De fato, o herói descobre o uniforme dos terroristas embaixo das roupas civis." Isso aqui é erro de amador! Eu esperava mais da Hidra.


beijos
Lisbeth

Marcos Dark disse...

A Hidra é formada por muitos capangas. Como a quantidade é maior que a qualidade, muitos deles estão na categoria de capengas.