quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 588

 - Avengers Finale (Janeiro de 2005)
* "Finale", história escrita por Brian Michael Bendis, desenhada por Jim Cheung, Steve Epting, David Finch, Gary Frank, Michael Gaydos, DAvid Mack, Alex Maleev, Mike Mayhew, Steve McNiven, Michael Avon Oeming, George Pérez, Eric Powell, Darick Robertson, Lee Weeks e artefinalizada por Steve Epting, Gary Frank, Michael Gaydos, David Mack, Alex Maleev, Mike Mayhew, Danny Miki, Mark Morales, Michael Avon Oeming, Mike Perkins, Eric Powell, Darick Robertson, Lee Weeks.

Publicada no Brasil, pela Editora Panini, na revista Os Poderosos Vingadores n° 24 ("Finale"); no especial Vingadores - A Queda; e pela editora Salvat, no fascículo n° 34 da Coleção Graphic Novels Marvel

Depois dos ataques criados pela Feiticeira Escarlate, os Vingadores remanescentes se reúnem no que restou da Mansão. O Capitão América tem que conter os hábitos do pobre mordomo Jarvis que, mesmo em uma sala cheia de escombros e fuligem, ainda insiste em limpar a mobília destruída. Entre os heróis que comparecem está Jennifer Walters que, em outra forma, é conhecida como Mulher-Hulk. No entanto, Jennifer prefere aparecer em sua identidade civil, envergonhada por ter sido usada pela Feiticeira e, em sua fúria, quase causado a morte de vários heróis. O Capitão, uma das principais vítimas do descontrole da Mulher-Hulk, a acalma garantindo que ninguém ali está zangado com ela.

Tony Stark anuncia que não está mais em condições de financiar as atividades dos Vingadores. Afinal, reconstruir tudo envolveria bilhões de dólares e, consequentemente, pessoas que dependem de sua empresa. É um assunto que parece grosseria diante das morte de Clint Barton (o Gavião Arqueiro), Scott Lang (o Homem Formiga) e a derrocada de Wanda Maximoff (a Feiticeira Escarlate). Mas um assunto que precisa ser tratado.

A mais ressentida das Vingadoras, Carol Danvers, a Warbird, não perdoa a Feiticeira pelo que ela fez. Afinal, Carol tem um sério problema com álcool e vem se segurando para não desabar depois que a crise se iniciou.

O velocista Mercúrio, irmão de Wanda, aparece repentinamente e pede desculpas pelo que ela fez. Ele informa que a Feiticeira Escarlate está com o pai deles, Magneto, juntamente ao Professor Charles Xavier, e que tentam recuperá-la. Envergonhado, Mercúrio parte e, em segundos, já está fora da cidade.

É estranho que Thor não tenha aparecido. os heróis se perguntam se o poderio de Wanda alcançou a distante Asgard. Na verdade, qual era o objetivo final da Feiticeira? Até onde ela teria ido se não fosse detida?

Dado o pesar do momento, Jennifer Walter anuncia que está saindo dos Vingadores, mesmo que seus amigos não achem aquilo necessário. Mas é uma decisão pessoal demais. Hank Pym (Jaqueta Amarela) e Janet Van Dyne (a Vespa) também anunciam que estão dando um tempo. A novidade é que eles, que já tiveram um conturbado casamento, parecem ter visto na tragédia algo que os reaproximou... e que lhes deu uma segunda chance. Falcão é o próximo a anunciar sua saída... e que não pensa em atuar como super-herói novamente. Capitã Britânia decide voltar para a Inglaterra.

Warbird se questiona se já fizeram coisas boas, afinal. Um a um, eles relembram momentos que os marcaram. Eles se lembram de quando se uniram pela primeira vez: Hulk, Homem-Formiga (na época, Hank Pym), Vespa, Thor e Homem de Ferro. De quando encontraram o Capitão América congelado. Da guerra Kree-Skrull. Do casamento de Wanda e o Visão. De enfrentar o onipotente Michael Korvac. De quando derrotaram Thanos, com a ajuda do Capitão Mar-Vell. Da invasão dos Mestres do Terror a Mansão dos Vingadores. De enfrentarem Ultron. 

Quanto ao Capitão... ele apenas não acredita que um dia, o grupo que fez parte de sua vida desde que ele acordou, um dia viesse a acabar. Em reverência, eles brindam a todos que partiram. A Clint Barton. A Scott Lang. Ao Visão. Ao Capitão Mar-Vell. A Jack Hart, o Valete de Copas. Ao Espadachim. A Harpia. A Jaqueta Amarela. Ao Doutor Druida. Ao Ciclone. Ao Defensor Mascarado. A Gilgamesh. A Marrina. Ao Trovejante. Enfim... à todos eles, inclusive Wanda... como bem lembra Carol Danvers.

Agora é a hora. Eles não podem deixar as pessoas esperando. E mesmo os Vingadores, que já passaram pelas mais espantosas situações... se surpreendem com a multidão que vela por eles do lado de fora da mansão. Pessoas agradecidas por tudo que eles significam. Em silenciosa reverência, os heróis aparecem diante de todos. Todos aqueles que, durante tantos anos, os respeitam por tudo que representam. Por sua coragem. Por seu sacrifício. Pelos heróis mais poderosos da Terra. Pelos poderosos Vingadores.

2 comentários:

Anônimo disse...

OHMEUDEUS, o grupo NÃO pode terminar!!!!!!!!!!!! Quanta tragédia de uma só vez =/

E o que vai ser do Sam agora q ele não é mais um herói??????

Por outro lado, tudo isso reuniu meu OTP "Ele informa que a Feiticeira Escarlate está com o pai deles, Magneto, juntamente ao Professor Charles Xavier, e que tentam recuperá-la"

Agora vem "House of M" ou só beeeeeeeeeem depois???????

Beijos
Jovie

Marcos Dark disse...

House of M, assim como a decisão de Sam mudar, não demoram muito a acontecer.

Foi um "parto" difícil para esse renovado universo Marvel, mas foi para o estrelato.