domingo, 2 de fevereiro de 2014

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 575

 - Captain America n° 19 (Dezembro de 2003)
* "Captain America Lives Again - Chapter Three", história escrita por Dave Gibbons, desenhada por Lee Weeks e artefinalizada por Tom Palmer

Publicada no Brasil, pela Editora Panini, na revista Os Poderosos Vingadores n° 17 ("O Capitão América Está Vivo - Capítulo 3")

Após deterem os homens de ferro, o trio formado pelo Capitão América, Ben Grimm e Johnny Storm, escapam pelos esgotos. O grupo que luta contra a dominação nazista é conhecido como Estados Resistentes da América, tendo células em várias cidades americanas. Logo à frente, o trio é recepcionado por Rick Jones e o gentil Jarvis. Dentro de uma espécie de bunker, o Capitão conhece os outros integrantes da resistência: Henry, Janet, Lucas (também chamado de Luke), sargento Nick, Frank, Bruce, Steven e Matt. Este último, mesmo cego, confirma que aquele é o verdadeiro Capitão América, apenas analisando o tom de sua voz. O misterioso Steven, por sua vez, diz que a aura do herói é pura e ele só pode ser o verdadeiro. O líder daquela célula se apresenta como James e, na verdade, é um velho conhecido do herói. Trata-se de James Buchanan Barnes, que também já foi conhecido, apesar de já estar mais adulto, como Bucky, que havia saltado da bomba na Segunda Guerra e foi encontrado por um destróier. Outro integrante da resistência, um médico manco chamado Don, traz péssimas notícias. O agente infiltrado, Peter, foi capturado. Após ser torturado, ele será enforcado em Times Square quando o sol nascer.

Times Square. Em um telão, Caveira Vermelha alerta a população sobre o enforcamento de Peter Parker, que acontecerá diante de todos. Porém, quando o alçapão é aberto, um escudo consegue cortar a forca. Enquanto o Capitão América ataca os carrascos, Ben e Johnny resgatam Peter. Antes de seguir com a fuga, o herói aproveita a atenção da população e dá um recado claro: "A revolução está pra começar!" Porém, o local está cercado de soldados nazistas que ameaçam os civis e cercam o Capitão. O herói, para evitar que inocentes morram, se entrega ao exército do Caveira e ordena que seus colegas da resistência continuem a fuga. O Caveira, que já havia planejado esse enforcamento como uma armadilha para o Capitão, tem um trunfo. Ele colocou explosivos no corpo do enfraquecido Peter que, acionados, não só o matam como também a Ben e Johnny.

No calabouço da base do Caveira, o Capitão América se encontra acorrentado. Em breve, médicos examinarão seu corpo e o dissecarão, obtendo amostras de tecido, removendo o que precisam para o que o vilão chama de Programa de Procriação. O que sobrar dele será arrastado para Time Square, onde será enforcado diante do maior número de testemunhas possível. Enquanto isso, o vilão diz que estará supervisionando a conquista da eternidade.

Mais tarde, o herói recebe a visita de um dos associados do Caveira Vermelha. Seu nome é Tony Stark, que explica não ser um traidor, como anda fingindo, e está ali para libertar o Capitão. Stark não se tornou um membro mais ativo da resistência devido a seus problemas cardíacos, algo que seu médico dentro do grupo, Don, pode confirmar. Afinal, tem passado informações para ele durante esses anos. Ao saírem do calabouço, são localizados por guardas nazistas. Stark tenta convencê-los de que está levando o Capitão por ordem do Caveira, mas os soldados não acreditam que um "inválido" (como uma pessoa é tratada naquele governo) seja responsável por essa tarefa. O Capitão, então, age e derruba os soldados. Stark sente seu peito doer e percebe que não pode resistir muito. Mesmo assim, ele saca uma arma e tenta encobrir a fuga do Capitão. Antes, entrega-lhe um aparelho que precisa ser levado para Henry. Stark fica para trás, enfrentando as tropas sozinhas... encontrando seu destino.

Continua...
A+:

* Mais referências ao Universo Marvel tradicional. Alguns integrantes da Resistência são versões de personagens conhecidos dos quadrinhos. Rick Jones (parceiro do Hulk, Capitão América e Capitão Marvel), Jarvis (o mordomo dos Vingadores), Henry (Pym, também conhecido como Golias, Gigante, Homem Formiga ou Jaqueta Amarela), Lucas (Luke Cage, o herói de aluguel que tem pele impenetrável), Janet (Van Dyne, a Vespa), Sargento Nick (Fury), Frank (Castle, o Justiceiro), o atrapalhado Bruce (Banner, o Hulk), Steven (ou melhor, Stephen Strange, o Doutor Estranho), Matt (Murdock, o Demolidor), o doutor Don (Blake, identidade secreta de Thor), Peter (Parker, o Homem-Aranha). Também assistindo a execução de Peter Parker, em Times Square, é possível ver uma horrorizada Tia May, acompanhada por um homem de costas, que só pode ser referenciado como o Tio Ben.

* Quando Peter Parker está prestes a ser executado, uma das lentes de seus óculos está quebrada (sinal da tortura que sofreu até então). As rachaduras dessas lentes, curiosamente, formam o desenho de uma teia de aranha.

Nenhum comentário: