sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 565

- Captain America n° 9 (Abril de 2003)
* "The Extremists - Part 3", escrita por John Ney Rieber e Chuck Austen, desenhada por Trevor Hairsine, artefinalizada por Danny Miki e Allen Martinez

Publicada no Brasil, pela Editora Panini, na revista Marvel 2003 n° 9 ("Os Extremistas - Parte 3")

Inali, utilizando seus poderes de controlar o clima, assassinou Barricada. Apesar disso, os soldados do vilão não o estão atacando, dirigindo suas atenções para o Capitão América. Inali critica a decisão do herói em ter revelado sua identidade secreta na TV. Mas o Capitão, no momento, só quer que Inali liberte as crianças do ônibus escolar, feitas como reféns. Irritado pela insensibilidade de Inali, que insiste em chamá-lo amigavelmente de Steve, o Capitão acaba atacando-o. Os soldados ficam de prontidão. As crianças são soltas. Inali argumenta sobre utilizar seus poderes dos ventos e do clima contra o que chama de "invasores":

"Este governo roubou o país do meu povo, Steve. Você tem que enxergar meu ponto de vista nisso tudo. Tem que entender que este país de pessoas brancas que você tanto endeusa, é o invasor... Eles criaram uma nação... sobre o sangue do meu povo. Usaram um sistema federal de governo... para oprimir aqueles que criaram o conceito. Povoaram a terra... removendo aqueles que, por direito, viviam aqui. Meu espírito se uniu ao do deus sioux do trovão, Haokah... que vai me ajudar a retirar os terríveis e indesejáveis puritanos de outras nações que infestam nossa terra. Os mesmos que se recusam a se importar até com os integrantes de suas próprias tribos. Aqueles que tomaram e defecaram em nosso solo. Juntos, vamos extinguir a América que você tão orgulhosamente veste... as cores que envolvem seus ideais pessoais... e representam o egoísmo de uma nação covarde e conquistadora. Um povo que espezinha... fingindo nem sequer ver... qualquer um que os lembre... qualquer um que os faça temer... que um dia possam perder tudo. Ter seu mundo arrancado deles... como aconteceu com meu povo."

Controlando os ventos, Inali consegue tirar o escudo do Capitão e o derrubá-lo. O vilão, vendo que o Capitão está quase desacordado, ainda lhe dá uma poção de ervas feita, segundo ele, pelo seu avô sioux. Ironicamente, Inali está fazendo tudo isso baseado no que o próprio Capitão América lhe disse no passado:

"O melhor americano é o que faz o que seu coração lhe diz que é certo... pelo bem de toda a humanidade... não só por outros americanos."

Inali parte em um helicóptero. Ainda zonzo, o Capitão América consegue se agarrar no veículo para tentar impedir o vilão de dizimar Miami com uma tempestade. Carregado pelos ventos, Inali sobrevoa Miami fora do helicóptero. Já dentro do veículo, o Capitão consegue convencer os soldados a ajudá-lo contra seu insano líder. Como o piloto não consegue chegar perto de tão forte tempestade (na qual Inali se encontra no centro), o Capitão América se arrisca e salta nela de paraquedas. A tempestade causa inúmeros danos em Miami. Nesse momento, a poção que o Capitão foi obrigado a engolir começa a fazer efeito e, diante dele, em meio a uma cidade que está sendo destruída... ele apenas vê seus piores inimigos, prontos para enfrentá-lo.

Continua...
A+:

* Haokah, o deus do trovão para os índios sioux, é uma entidade considerada travessa e costumeiramente afeita a contradições. Em algumas tribos, sua mitologia mostra que ele faz tudo ao contrário: anda para trás, veste suas roupas ao contrário e até fala de trás pra frente. Talvez por isso, entre os sioux, sua fama está em rir durante um momento triste ou chorar em um momento alegre. Algo que, dependendo do ponto de vista, é tido como certa virtude ou resistência, principalmente ao rir em momentos tristes. É, dessa forma, uma das versões para o que conhecemos como palhaço, em suas origens mais ritualísticas. Haokah usa o vento para tamborilar os céus e, assim, causar os trovões.

ÂmagoNews:

* Escrevendo sobre o detetive do impossível: Impossível... Mas Verdade 

Âmago EXTRA:

* Amanhã, 25 de janeiro de 2014, seu blog Âmago terá DUAS postagens, DUAS partes do Diário de Steve Rogers, apresentando o final do arco "Os Extremistas", com as duas edições desenhada por Jae Lee. Fique alerta! A primeira postagem ocorre as 18:00 e a segunda em seu costumeiro horário nobre, às 21:00.

2 comentários:

Anônimo disse...

" Inali critica a decisão do herói em ter revelado sua identidade secreta na TV." o Inali é novo por aqui mesmo, Steve já fez isso antes....

J.

Marcos Dark disse...

Fez e desfez e fez e desfez. Mas Inali também serviu de voz para o autor, em uma crítica à América que ele julgava como "vendida".