quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 536

 - Captain America: Sentinel of Liberty n°s 5 e 6 (Janeiro e Fevereiro de 1999)
* "Old Soldier" e "Iron Will", escrita por Mark Waid e Ron Garney, desenhada por Ron Garney, artefinalizada por Dan Green

Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista A Teia do Aranha n° 126 ("Velho Soldado")

Na época em que o Capitão América foi descoberto pelos Vingadores, após passar décadas congelado, o Homem de Ferro leva o herói da Segunda Guerra para passear por New York. Esse passeio traz certa tristeza ao herói, ao perceber que locais que antes reconhecia, hoje estão muito mudados. Veteranos abordam o Capitão e o acusam de ser uma farsa. Afinal, o herói que lutou ao lado deles na Segunda Guerra não poderia ser tão jovem hoje em dia. Diante desse drama, tanto ele quanto o Homem de Ferro questionam se irá se adaptar aos novos tempos.

Logo em seguida, os heróis testemunham pessoas em pânico, correndo de enormes robôs que parecem dominar a mente de suas vítimas. O Homem de Ferro descobre que se tratam de robôs da mesma classe de uma criatura robótica que enfrentou há pouco tempo, chamado Gigantus. Para piorar, no meio da batalha o Homem de Ferro é capturado e controlado mentalmente para matar o Capitão América.

Com seu novo amigo dominado, o Capitão tem que usar suas habilidades para escapar de seus ataques. Jogando o Homem de Ferro em um tonel de piche, o Capitão consegue ganhar tempo, mas é capturado pelo robô e sua mente é dominada, sendo ordenado a destruir o Homem de Ferro. O Capitão lança seu escudo... que erra o parceiro e ricocheteia contra o robô destruindo-o. Acontece que o herói já lutou tanto tempo contra a tirania na Segunda Guerra, que sua mente ficou condicionada a resistir ao controle mental do robô (que tinha um plano de conquista bem parecido com seus inimigos do passado).

O Capitão América, afinal, prova que não é um herói ultrapassado e que ainda tem seu valor. Após esse acontecimento, o Homem de Ferro o convida para integrar os Vingadores.
A+:

* A revista "Sentinela da Liberdade" serviu para contar histórias do passado desconhecido do Capitão América, mostrando fatos inéditos nas entrelinhas de suas histórias. Também foi uma forma de aproveitar a dupla de sucesso formada pelo escritor Mark Waid e o desenhista Ron Garney. O título publicou, posteriormente, duas histórias do herói.

* A história com o Homem de Ferro foi uma forma de homenagear a revista Tales of Suspense, título que voltou a publicar histórias do Capitão América nos anos 60. Nessa época, a revista apresentava uma história do Capitão e uma do Homem de Ferro. Posteriormente, a mesma revista viria a se tornar a primeira revista mensal do Capitão.

* O robô Gigantus, foi uma criatura robótica enfrentada pelo Homem de Ferro em sua segunda aventura (quando o herói usava uma armadura toda amarela). O vilão, que só apareceu naquela ocasião, era de uma bizarrice sem igual. Seu visual era de um Homem das Cavernas, só que, por dentro, era um robô alienígena.

Nenhum comentário: