quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 534

- Captain America / Citizen V '98 (1998)
* "For Victory... Again", escrita por Kurt Busiek, Barbara Kesel e Karl Kesel, desenhada por Mark Bagley, artefinalizada por Greg Adams e Scott Hanna

Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Grandes Heróis Marvel n° 5 ("Lutando Pela Liberdade Outra Vez")

Em algum ponto da floresta amazônica, o Capitão América encontra o esconderijo de alguém que diz se chamar Cidadão V. Esse nome, na verdade, é trazido do mesmo que foi utilizado por um herói do passado. Acontece que recentemente se descobriu que o vilão Barão Zemo utilizou a identidade de Cidadão V para liderar o grupo chamado de Thunderbolts, formado por outros vilões que se passavam por heróis quando o mundo acreditava que os verdadeiros heróis haviam morrido após enfrentarem Massacre.

Ao encontrar o Cidadão V, o Capitão América é convencido que ele não é Zemo, mas o verdadeiro neto do Cidadão V original. Mais que isso, a luta mostra outro segredo: não se trata exatamente do neto, mas da neta do antigo herói. O Capitão relembra que o Cidadão V original o ajudou a combater o primeiro Barão Zemo na Segunda Guerra e, pouco depois, acabou perdendo a vida pelas mãos do mesmo vilão. Agora, Capitão América e a nova Cidadã V tem que deter o Barão Zemo atual antes que ele lance um míssil que irá inutilizar toda a comunicação na Terra.

A Cidadã V é capturada na invasão ao castelo e amarrada ao míssil. Capitão América reconhece bem aquela cena. Afinal, foi dessa mesma forma que perdeu seu parceiro, Bucky, na Segunda Guerra. Mesmo conseguindo soltá-la das amarras no lançamento do míssil, ela permanece agarrada a ele para tentar deter sua rota (da mesma forma que Bucky tentou no passado). Ela consegue fazer com que o míssil retorne, mas, antes que aconteça a explosão, consegue se salvar. Zemo escapa ainda mais furioso, mas se esconde em sua base na selva para planejar sua vingança.
A+:

* O personagem Cidadão V realmente foi publicado na Era de Ouro dos Quadrinhos. Identidade secreta de John Atkins, o personagem tinha um grupo de apoio que o auxiliava nos bastidores, chamado Batalhão V. O personagem foi criado no início da década de 40 por Ben Thompson.

Nenhum comentário: