quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 499

 - Marvel Versus DC 4 (Maio de 1996)
* "Round Four" - Escrita por Peter David e Ron Marz, desenhada por Claudio Castellini e Dan Jurgens, artefinalizada por Paul Neary e Josef Rubinstein

Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Marvel Versus DC n° 4

Com seus universos ainda amalgamados, o Super Soldado (amálgama de Capitão América e Superman) auxilia o Garra das Trevas (amálgama de Batman e Wolverine) a capturar o vilão Hiena (amálgama de Dentes de Sabre e Coringa). 

Ao chegarem ao beco onde os guardiões da realidade, incluindo o jovem que agora se chama Acesso, seus universos são separados, mas ainda estão se sobrepondo, o que indica que os irmãos cósmicos, representantes de cada universo, ainda estão digladiando. De volta a sua forma original, Capitão América e Batman pedem a Acesso que os leve até as entidades.

Dentro da realidade metafísica onde os representantes de cada universo lutam, o Espectro e o Tribunal Vivo tentam impedir que se destruam (levando assim ao fim da realidade). Ao tentar intervir, sem muito sucesso, os heróis da Terra aprendem um pouco mais sobre sua própria humildade. Não se sabe se o que acontece a seguir é devido a esse esforço, mas os irmãos cósmicos... param de lutar, se cumprimentam e admitem que ambos se saíram bem.

A realidade volta a ser como antes, com os universos devidamente separados, cada qual com suas próprias lembranças e histórias. Dois de seus campeões, no entanto, aprenderam um pouco mais sobre o outro e sobre si mesmos.
A+:

* Em meio ao surgimento da editora Image, que definiu até mesmo o estilo dos quadrinhos de super-heróis nos anos 90, as duas maiores neste segmento, Marvel e DC, uniram forças para apresentar um evento onde seus personagens se uniam... ou se enfrentavam, no caso. O único senão é que justamente as mudanças em cada um de seus principais personagens, tentando se ajustar aos conturbados anos 90, eram tão profundos que muitos de seus super-heróis traziam diferenças gritantes em relação a seu conceito original. O Capitão América foi um dos poucos que não sofreram com essa mudanças visual e conceitual. 

* Ao enfrentar Bane (da DC Comics), Capitão América é capturado e estava prestes a ser "quebrado" pelo vilão. A cena, mostrando Bane levantando-o para receber um golpe de sua perna, remete a história em que o próprio Batman recebe esse golpe e fica aleijado por vários meses, sendo substituído pelo anti-herói Azrael.

* Na história Amálgama (onde os personagens eram mesclados em um só), existem várias referências a ambos os universos. Além do próprio Super Soldado, que é uma mistura de Capitão América com Superman, temos um Lex Luthor com a pele esverdeada, devido a exposição com radiação K. Com sua aparência esquelética, o vilão ficou conhecido como Caveira Verde, uma referência ao arquiinimigo do Capitão América, Caveira Vermelha. Já o robô Ultra-Metallo é uma mistura com o vilão Metallo, criatura biônica que traz um pedaço de kriptonita incrustado em seu peito, com o formato dos robôs Hibernantes, criados pelo Caveira Vermelha (no universo Marvel).

Nenhum comentário: