terça-feira, 3 de setembro de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 475

 - Captain America 434 (Dezembro de 1994)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 213 e 214 ("Diamantes Não São Eternos / Peçonhas")

* "Snake Bites" - Escrita por Mark Gruenwald, desenhada por Dave Hoover e artefinalizada por Danny Bulanadi

Apesar de ter visto o Barão Zemo cair no tonel de adesivo x, o Capitão América ainda tem suas dúvidas se isso não possa ser um truque do vilão. Afinal, ele já simulou a própria morte antes. Constatando que há movimentação do outro lado da parede, o herói utiliza um explosivo, que leva em seu colete, para abrir um rombo na parede. Do outro lado, encontra uma enorme tubulação que é interligada ao tonel de adesivo x, como se fosse uma saída de emergência. E, de fato, saindo por essa tubulação... estão o Barão Zemo e sua esposa. Os vilões param para tentar trocar de roupa, tirando o produto de seu corpo, mas são capturados pelo herói.

Minutos depois, Zemo protesta contra sua prisão naquele estado em que se encontram. Afinal, o adesivo pode secar e eles nunca mais conseguirão tirar as roupas. O Capitão se nega a soltá-los até cuidar da segurança das crianças que ele supostamente raptou. Além do que os Vingadores já haviam descoberto um solvente para o adesivo x há muitos anos.

Capitão América explica para as crianças que o casal Zemo iria abandoná-los, mas ele impediu isso. No entanto, elas não querem voltar para seus verdadeiros pais, pois sofriam agressões por parte deles. O herói, então, diz que irá arranjar famílias boas para elas.

Guiando as crianças para fora do castelo, Capitão América encontra a heroína Redentora, desacordada. Ela murmura que alguém a atacou por trás. Ao seu lado, um dardo-diamante de Cascavel.

Mais tarde, quando os Vingadores chegam ao castelo para levar as crianças, Visão diz que encontrou um bilhete endereçado ao Capitão América. É de Rachel:

"Capitão... a gente nunca daria certo. Você fica melhor sem mim (pergunte pra Viúva Negra). E talvez eu fique melhor sem você. Não tente me procurar. Boa sorte com a sua... você sabe. Rachel"

A primeira reação do herói é procurar a Viúva Negra para saber o que ela disse pra Rachel. Ela confirma apenas o que todos os outros vingadores pensam dela: que Cascavel não é digna do herói. Redentora pergunta ao Capitão sobre Cascavel e ele lhe mostra o bilhete. A nova heroína diz que está atrás da pessoa que a evoluiu fisicamente e manipulou sua mente para que ela cometesse crimes, mas também sabe que não pode enfrentá-la sozinha. Por isso, ela pede auxílio do herói para aprender a lutar. Ele aceita e Redentora ganhou um importante instrutor.

Mais tarde, ainda no castelo de Zemo, Redentora ataca o Capitão América por quinze minutos e não consegue acertar nenhum golpe. Ele se esquiva de cada um de seus ataques... e continua calado. Sete horas depois, eles continuam treinando. O herói se admira com a persistência de Redentora. Aproveitando-se de uma abertura do herói, ela consegue atingi-lo. Para sua surpresa, ele parece ter dificuldades em se levantar. Teria ela atingido forte demais? Na verdade, ele está sendo acometido por cãibras devido a sua deterioração muscular. É então que ele decide contar o que está acontecendo.

Continua...
A+:

* O título da história "Diamantes Não São Eternos", que nomeia uma das histórias desse arco, além de ser uma menção a um dos filmes da franquia do agente 007, também é uma forma de encerrar a participação de Cascavel, uma vez que sua principal arma eram explosivos em forma de diamantes.

* Além do surgimento de Redentora, essa história traz o destaque do surgimento de outro herói, conhecido como Jack Flag. Ambos trazem em seus uniformes as cores da bandeira americana. De certa forma, era uma renovação do herói patriótico, uma vez que o Capitão América é mostrado adoentado, ultrapassado até. Já os dois novos personagens, espelhavam bem os novos tipos de heróis que ficaram comuns nos anos 90. Ela, a típica heroína lutadora com um belo corpo. Ele, o típico herói mais cínico e, porque não dizer, mais irresponsável, trabalhando segundo seus princípios, quase que um mercenário.

* É natural que a longa fase escrita por Mark Gruenwald tenha bons e maus momentos. Nas história que se passa no castelo do Barão Zemo temos um típico exemplo disso em um espaço bem mais curto de tempo. Por um lado, era interessante a idéia de crianças vítimas de violência doméstica sendo seqüestradas por um supervilão, que pretendia criá-las com mais dignidade (ainda que por motivos de se formar um grupo que lhe fosse fiel). Por outro lado, o fato de tornar Zemo um homem abalado sentimentalmente, que acredita no amor da família, torna o vilão um tanto quanto descaracterizado, principalmente em cenas que focam sua tristeza (com direito a lágrimas) e até com um melodrama desnecessário a toda a trama.

* Apesar de a personagem Baronesa Zemo ter sido pouco desenvolvida nos quadrinhos da Marvel (tanto é que o fato do Barão Zemo estar casado com ela pareceu um tanto brusco), trazia ainda assim um detalhe bizarro quanto a sua existência. Sua mente, na verdade, tinha os mesmos padrões mentais do Barão Heinrich Zemo, pai do atual Barão Zemo. Esse feito só foi possível graças a um experimento do vilão Arnim Zola, que utilizou a mesma técnica que transferiu a mente de Hitler para o vilão conhecido como Monge do Ódio (que já enfrentou o Quarteto Fantástico). Em suma, esse era um detalhe tratado com certo tato na curta aparição da personagem. Afinal, só provava que a esposa de Zemo... era seu próprio pai!

* Essa história foi dividida em duas partes pela Editora Abril, sendo que as primeiras páginas foram publicadas na penúltima edição da revista do Capitão América e o restante, continuando, abriu a última edição.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ahhhh que injustiça tirarem a Rachel!!!!!!!! Pra dar lugar à uma pivete com roupa de calendário de oficina mecânica!!! Isso é **tão** injusto.
A Rachel foi parar em alguma outra revista ou ficou no limbo mesmo??

"Em suma, esse era um detalhe tratado com certo tato na curta aparição da personagem. Afinal, só provava que a esposa de Zemo... era seu próprio pai!"
WTF??????? Bizarro não descreve o quão f*dido é isso. Ewww
Me diz q ao menos ele não sabia q tava casando com o próprio pai?
Ewwwww

E quando o Steve melhora?????

Beijos
J.

Marcos Dark disse...

A Rachel vai aparecer mais breve do que imagina. Um tanto mudada, mas vai.

Então, ficou implícito que o Zemo sabia sim que era seu pai. Na verdade, quando recuperou o corpo dele já era um sinal que sua adoração pela figura paterna tomava níveis bem estranhos. Mas isso, óbvio, nunca seguiu adiante.

O Steve melhora? Veremos...