sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 471

 - Captain America 430 (Agosto de 1994)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 212 ("Justiça Cega")

* "Cop Out" - Escrita por Mark Gruenwald, desenhada por Dave Hoover e artefinalizada por Danny Bulanadi

Em uma mansão em Nova Orleans, Capitão América e o Americop estão diante de um vilão, dono do local, que capturou Rachel e Moonhunter. O vilão exige que eles larguem as armas. Mas o Americop parece não se importar em arriscar as vítimas. É o suficiente para que o Capitão faça algo... e tente deter o Americop antes que ele piore as coisas. No meio da luta entre os dois, Rachel consegue se livrar dos capangas do vilão, mas ele lança uma espécie de bomba de gás. No meio da confusão, Americop descarrega sua arma no vilão... mas nada lhe acontece. Ele explica que é Damon Dran, também conhecido como Homem Indestrutível. Balas, gás, veneno... nada o afeta.

Mesmo com os pulmões estourando, Capitão América tenta salvar Moonhunter no meio do gás. Mas chega até seu limite... e desmaia.

Mais tarde, Capitão América, Americop e Moonhunter estão acorrentados em uma grande sala. Damon ordena que a máscara do Americop seja retirada... mas o rosto lhe é desconhecido. Antes que seja torturado, Americop revela que seu nome é Bart Gallows. Ele era policial em Houston, até se cansar da incapacidade da lei. Todos os criminosos que prendia... a lei soltava. Cansado, ele pediu demissão da corporação e se tornou um oficial independente... um agente da justiça (a seu ver). Todo seu arsenal foi financiado com dinheiro confiscado de traficantes de drogas. Ele ainda revela que chegou até Damon, pois o vilão é suspeito de seqüestro de crianças. De fato, Damon revela que muitos clientes no exterior pagam muito bem por crianças sadias. Damon deixa os dois aos cuidados de seus capangas, que começam a espancá-los. Ainda assim, o vilão diz para não matá-los. Principalmente o Capitão América, que poderá se tornar uma vítima lucrativa.

Quinze minutos de torturas depois, Capitão e Americop ainda estão acorrentados. Para a surpresa do Capitão, seu "parceiro' força as correntes e consegue se soltar... algo que ele também conseguiria, caso a deterioração de seu organismo não estivesse em andamento. Americop parte sem ajudar o Capitão. Logo em seguida, a mulher que estava enjaulada, como isca para o herói (pois trabalha para Damon), aparece e pergunta sobre o paradeiro do Americop. Capitão América diz não saber e alerta que o Americop irá matar seu chefe. De fato, o ex-policial encontra um depósito de armas e começa uma verdadeira chacina com os capangas de Damon. A auxiliar de Damon, mesmo ouvindo os apelos do Capitão, que pretende deter o Americop, o deixa preso.

O Capitão América tenta romper suas correntes, mas ele está muito fraco. No entanto, elas são destruídas em seguida... pela intervenção da Viúva Negra, que atendeu ao chamado de Rachel. Solto, o Capitão América instrui Rachel a procurar as supostas crianças seqüestradas juntamente com Moonhunter. Viúva Negra percebe que Steve não está bem.

Lá fora, Americop já assassinou dezenas de homens. Damon Dran, enquanto isso, está subindo para o seu helicóptero. Mais adiante, o Capitão vê o Americop... e percebe que ele pretende derrubar o helicóptero. Mesmo lançando seu escudo, o Capitão não consegue impedir Americop de agir e explodir o transporte de Damon.

Depois que o Americop parte, Damon Dran, o Homem Indestrutível, ainda está fumegando... mas é capturado pelos heróis. Rachel e Moonhunter não encontram crianças... mas encontram mercadorias ilegais o suficiente pra mandar o vilão para a cadeia. Perdido em pensamentos, Capitão América chega a conclusão de que foi inútil nessa missão. Talvez seja a hora do herói se aposentar.
A+:

* Não é a toa que a Viúva Negra auxilia nessa aventura. Afinal, o obscuro vilão Damon Dran é oriundo de aventuras do Demolidor, quando este fazia parceria com a Viúva em sua revista mensal (tal qual o Capitão com o Falcão durante um período). Ela chegou até mesmo a enfrentá-lo em uma aventura solo em sua própria série dentro da revista Marvel Fanfare. Mais um resgate de personagem obscuro feito pelo escritor Mark Gruenwald.

Nenhum comentário: