sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 464

 - Captain America 417 (Julho de 1993)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 203 ("Dias de Extermínio")

* "Savage Landings" - Escrita por Mark Gruenwald, desenhada por Rik Levins e artefinalizada por Danny Bulanadi

Capitão América ainda não acredita no que está vendo. Afinal, recentemente os Vingadores derrotaram Terminus e o levaram para o espaço (como vimos na parte 396). Mas ele está de volta, na mesma Terra Selvagem que tentou destruir antes. O pior é que o alienígena, de quase sessenta metros de altura, acaba de vê-los... e os ataca. Falcão tenta ajudá-los (Capitão, Pantera Negra e Cascavel) a descer da torre, mas o Capitão o orienta a proteger Rachel, a mais vulnerável deles. 

O Capitão explica ao Pantera que a criatura não é um robô (como sua armadura deixa a entender), mas um alienígena que veio à Terra numa missão de destruição. Os Vingadores derrotaram o gigante por três vezes. Na última, ele foi levado pro espaço e explodiu. 
Com os heróis pendurados em partes de sua armadura, Terminus parece enfiar sua gigantesca mão dentro da torre destruída. Mais tranqüilo pelo Falcão ter levado Cascavel para o outro lado da cidadela, Capitão América informa que eles tem que encontrar brechas na armadura de Terminus. O gigante pega o desacordado Alto Técnico e o Falcão irá tentar libertá-lo. Capitão chama Rachel e pede que ela traga a ciclovoadora. Porém, ela aparece com tanta velocidade que o herói é obrigado a derrubá-la lançando seu escudo. Isso também a protege da explosão da ciclovoadora contra Terminus... mas não a protege da queda. Ele salta e consegue alcançá-la em plena queda. Gira seu corpo, segurando-a firmemente, e a protege do impacto contra as árvores abaixo... que utiliza para frear a queda. Rachel fica desacordada e ferida. Ela precisa de cuidados médicos. Capitão América pede a Falcão para ficar com ela, pois será necessário alguém que voe para levá-la para a nave dos Vingadores quando ela chegar. As novas asas do Falcão destacam-se de seu uniforme e levam o Capitão América de volta a Terminus.

Capitão América se aproxima do alienígena gigante sem que ele o veja. As asas do Falcão, controladas ciberneticamente, começam a virar e ele pula, caindo a quinze metros da criatura. Ao cair em uma das pernas de Terminus, o herói vê Kazar na outra. Logo depois, eles chegam a uma base da IMA, onde o vibranium está sendo transportado em uma balsa de plástico (já que ele torna outros metais instáveis). Isso dá uma idéia ao Capitão que, junto a Kazar, começam a lançar pedaços de vibranium contra a armadura de Terminus. A criatura tenta pegar os heróis e acaba enfiando sua gigantesca mão na balsa cheia do material... causando um colapso em sua armadura... fazendo-o cair.

Do outro lado do rio onde a armadura desabou, Capitão América se aproxima da abertura no capacete causada pelo choque com a ciclovoadora. Tchala ainda estava dentro da armadura quando ela ruiu. De repente, o Pantera Negra sai ileso de dentro dela, trazendo um agente da IMA que havia descoberto como ativar os mecanismos de auto-reparo e ao contrário do que se imaginava, estava pilotando a armadura desde então.

Os heróis finalmente acabam com as operações de mineração da IMA... O fato de terem traído seu sócio, o Alto Técnico, pode garantir que não continuem. A nave dos vingadores chega e o Capitão América leva Cascavel para Wakanda, onde as instalações médicas avançadas podem tratá-la melhor.

 A+:

* O gosto do escritor Mark Gruenwald em mostrar uma infinidade de personagens do universo Marvel em suas histórias, aqui demonstra outra face. É bem verdade que essa diversidade foca-se em personagens mais obscuros (e quanto mais obscuro, melhor). Quando isso não acontece, aposta em misturas inusitadas em uma mesma saga. Isso se vê ao termos, em uma mesma história, o Capitão América e Cascavel (que é uma vilã reformada), Kazar (personagem que ambienta suas aventuras no estilo de histórias da selva), Falcão (que foi parceiro do Capitão América muitos anos antes) e Pantera Negra (com aventuras que remetem a aventuras de ficção ambientadas na África). O Pantera Negra mesmo, apesar de ser um vingador, nunca havia visto Terminus (outro item dessa diversidade de elenco). Já o Falcão, não se dá tão bem com Cascavel, devido a sua má fama de vilã (mesmo sendo reformada) e por não terem se topado muito.

Nenhum comentário: