terça-feira, 20 de agosto de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 461

 - Captain America 414 (Abril de 1993)
Publicada no Brasil, pela Editora Abril, na revista Capitão América 202 ("Fuga da Ilha da IMA")

História: 

* "Escape From A.I.M. Isle" - Escrita por Mark Gruenwald, desenhada por Rik Levins e M.C. Wyman e artefinalizada por Danny Bulanadi (e amigos)

Após atordoar Modam, Capitão América mergulha no mar para tentar salvar a vilã Superia, que afunda nas águas graças aos grilhões que prendem seu corpo. Depois de livrá-la, ele aconselha que ela nade até a praia e tenta chamar a nave dos vingadores. Assim que o piloto Moonhunter chega, o herói monta em uma ciclovoadora e voa de volta a ilha para resgatar Falcão e Rachel.

Na ilha, o herói encontra seus dois parceiros, acompanhados também de Shang Chi. Eles são abordados por andróides da IMA que tentam impedir que saiam do perímetro da ilha. O primeiro a ser atingido pelo ataque é Shang Chi, derrubado de uma plataforma voadora que o levava para longe. Ao tentar resgatá-lo, quando cai nas águas do mar, o Capitão América, que estava com Rachel na ciclovoadora, também é atingido. Estranhamente, Rachel entra em pânico quando está na água, ficando praticamente desacordada. Agora, os três são alvo fácil. Somente o escudo do herói os defende de novos ataques dos andróides. 

O Capitão América pede que Shang Chi segure seu escudo (e Rachel), enquanto ele recupera a ciclovoadora, que não afundou totalmente. No kit de emergência do veículo, encontra um disparador de cabos e consegue se agarrar a uma das pernas de um andróide, sendo puxado por ele. Conseguindo subir pelo cabo, o herói consegue destruir um dos andróides.

A nave pilotada por Moonhunter resgata Shang Chi e Rachel, enquanto alguns andróides são destruídos. Falcão resgata o Capitão América e o leva para dentro da nave. O herói não sabe o que Moonhunter fez para destruir os andróides e o piloto garante... que não fez nada. É então que descobre quem os salvou: Nick Fury. A SHIELD irá tomar conta da ilha de vilões.

O grupo de heróis agora volta para casa... e dá uma carona para Shang Chi. Rachel diz que conseguiu encontrar Boca de Leão e acertar suas diferenças com a vilã. Moonhunter informa que o Capitão recebeu um convite... para o casamento do Pantera Negra. 

Seis horas depois, na pequena nação africana de Wakanda, um comitê de recepção recebe o Capitão América e o Falcão, apesar de estranharem que Tchala - o Pantera Negra - não esteja junto. O mais estranho ainda é que o casamento (que já era estranho por ser repentino) foi adiado.

No salão real, Capitão América encontra Tchala e pergunta o que está havendo. Ele informa que o preço do vibranium, metal que há anos foi a base econômica de Wakanda (e um dos materiais que constam no escudo do Capitão), está tendo sua cotação caindo drasticamente. Isso porque foi descoberta outra fonte do metal, provavelmente na Terra Selvagem, apesar da impureza do vibranium de lá o tornar inútil. Ainda assim, essa é a única explicação. Provavelmente, alguém conseguiu separar essa impureza. O Capitão (acompanhado de Rachel, Moonhunter e Falcão) decide seguir o Pantera Negra até a Terra Selvagem para investigarem o que está acontecendo.
A+:

* Mark Gruenwald deixa seu típico estilo no roteiro, resgatando personagens obscuros do universo Marvel. Até a saga da Ilha da IMA, uma arena cheia de supervilões é um prato cheio para mostrar personagens que pouco apareceram até hoje. O vilão conhecido como General (que tem a aparência de um lutador de sumô), por exemplo, só apareceu em uma história do Capitão América em 1965, como vimos na parte 36 do Diário de Steve Rogers.

Nenhum comentário: