quinta-feira, 13 de junho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 392

 - Captain America Annual 9 (1990)
Publicada no Brasil na revista Superalmanaque Marvel 10 ("Você É O Que Come")

História: 

* "You Are What You Eat" - Escrita por Roy Thomas e Dann Thomas, desenhada por Jim Valentino, artefinalizado por Sam DeLarosa

Juntamente com a Doutora Ramona Napier, Capitão América participa de uma missão onde uma cápsula é lançada dentro de um vulcão. Para a surpresa de ambos, uma estranha luz envolve a cápsula e faz com que a doutora perca os controles por um momento suficiente para emperrá-los. Agora, a cápsula mergulha ainda mais no vulcão. A dupla é resgatada, no último momento... pelo Homem de Ferro. (Tony Stark é quem estava financiando o experimento).

Fora do vulcão, a Dra Napier, desacordada, é atendida por paramédicos. A equipe diz que também viu algo brilhante saindo de dentro do vulcão e indo para o lado de um riacho próximo.

Pouco depois, à sombra da Serra das Cascatas, no Estado de Washington, próximo ao local do experimento, Capitão América e Homem de Ferro são homenageados no Festival da Truta de Georgeville, onde são servidos peixes frescos da região. Capitão conversa com a Dra Napier quando, de repente, o prefeito o ataca sem nenhum motivo. Pior que isso: a multidão a sua volta parece possuída por uma raiva homicida... e suicida, já que alguns se jogam contra fios de alta-tensão. Nesse momento, o Capitão consegue salvar apenas um garoto, afundando-o em um barril de gelo. O que estaria acontecendo? Quando o Capitão pede ajuda ao Homem de Ferro... ele o ataca. Seu colega vingador também parece estar possuído. Logo, somente o Capitão e a doutora estão conscientes e cercados pela população. O garoto no barril de gelo parece ter voltado ao normal.

O Capitão América segue com um helicóptero, mas sabe que o Homem de Ferro logo os alcançará. De fato, o vingador dourado derruba o helicóptero próximo a uma montanha. O Capitão, para surpresa da doutora, provoca ainda mais o Homem de Ferro, inclusive lançando seu escudo contra ele, derrubando-o em meio à neve da montanha. Logo, o Homem de Ferro se recupera e lança o Capitão em um precipício. O vingador dourado parece cambalear. Stark recobra a sanidade e vê seu amigo cair para a morte. Graças aos jatos de sua armadura, consegue alcançá-lo antes que atinja o chão.

Minutos depois, Capitão América, Homem de Ferro e a doutora Napier chegam a uma conclusão sobre os acontecimentos. Alguma coisa no peixe, consumido pela multidão presente no Festival, transformou-os em psicopatas... monstros atraídos por fontes de energia... a caixa de força, a armadura do Homem de Ferro (levando em conta que alguns o seguiam) e, no caso do próprio Homem de Ferro, a energia do helicóptero. De alguma forma, o frio foi capaz de reverter o efeito. O Capitão América descobriu isso com o menino dentro do barril de gelo. Os outros que seguiram o Homem de Ferro voltaram ao normal graças ao gelo da montanha.

A doutora Napier conclui que os peixes tenham sido contaminados pela coisa brilhante que saiu do vulcão. Foi azar ter caído no rio onde os nativos pescam. Isso significa que a ameaça não acabou, pois pode ter seguido rio abaixo... pode estar em qualquer lugar.
A+:

* Primeira parte da saga O Fator Terminus, que aconteceu nos anuais dos heróis Marvel ligado aos Vingadores. Nos próximos episódios, veremos as histórias dos demais anuais ligadas a essa saga. Na época em que foi publicada pela editora Abril, a saga apareceu completa em uma única edição do especial Superalmanaque Marvel, que trazia 132 páginas (apesar de menos volumoso do que números anteriores dessa publicação). Já nos Estados Unidos, eram muito comum os anuais dos personagens serem interligados por uma saga comum. No entanto, como O Fator Terminus foi focado nos Vingadores e nos integrantes que tinham revistas mensais, o volume de edições relacionados a ele foi bem menor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na capa, a figura roxa é o Arnim Zola?

"Capitão América e Homem de Ferro são homenageados no Festival da Truta de Georgevill" DM, da última vez q se viram eles estavam brigando por causa das armaduras? Quando voltaram a ser amigos???? (Meu ship num festival e nem é fanfic *desmaia*)

"Pior que isso: a multidão a sua volta parece possuída por uma raiva homicida......." OMG, isso parece filme de zumbi! Que legal <3

"contaminados pela coisa brilhante que saiu do vulcão." Isso era ÓBVIO!!!!

Desta vez o Thor aparece, né?

Beijo
J.

Marcos Dark disse...

O personagem logo atrás não é o Arnim Zola. Na verdade é um personagem que tem a ver com a coisa brilhante que infectou todo mundo... como veremos nos próximos episódios.

E, sim, o Thor terá uma participação exclusiva nessa saga.

O Homem de Ferro e o Capitão já esqueceram o incidente da guerra das armadura (bem... mais ou menos...) e voltaram a se unir nos vingadores. Aqui, pelo visto, já não se olha tão torto. Por enquanto.