domingo, 9 de junho de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 388

 - Captain America 379 (Novembro de 1990)
Publicada no Brasil na revista Capitão América 181 ("Feitiço Lunar")

História: 

* "Moonstruck" - Escrita por Mark Gruenwald, desenhada por Chris Marrinan, artefinalizado por Robert Heddon

Agora que não tem mais o soro do supersoldado em seu sangue, Steve Rogers precisa praticar para manter a forma. Para Wendell Vaughn, também conhecido como o vingador Quasar, é difícil acompanhar seu amigo, mesmo ele não tendo a ajuda do soro para aumentar sua força. Em meio a uma corrida pelo parque (juntamente como John Jameson), a dupla recebe uma chamada prioritária dos Vingadores. Um incidente no tribunal e a polícia ainda não forneceu descrição do criminoso. Wendell usa as suas pulseiras para criar uma carruagem de energia, bem como recupera seus respectivos uniformes, fazendo com que cheguem ao local devidamente vestido como os heróis que são conhecidos.

Ao chegar ao local, um vilão usando o uniforme do Conde Nefária (detalhe notado pelo Capitão) sequestrou Karla Sofen, também conhecida como Rocha Lunar. Além do uniforme, o vilão tem capacidade de disparar raios pelos olhos, como o Nefária original, e saltar por grandes distâncias, o que faz, sequestrando Karla. No caminho os heróis tem que segurar destroços de um edifício (algo feito pelas pulseiras de Quasar) que o vilão destrói, mostrando também ter superforça.

Os heróis, através da leitura de energia feita por Quasar, localizam o casal em uma igreja. Ao entrar, flagram o vilão, que é chamado de Nefárius, e Rocha Lunar se beijando. Tudo leva a crer que o ataque foi um plano de fuga (na verdade, Nefárius pretendia matar Rocha Lunar, mas a vilã consegue persuadi-lo para ajudá-la). Quasar tenta detê-lo criando uma redoma de energia para tirar-lhe o oxigênio, mas o vilão salta novamente, levando-o junto. Enquanto isso o Capitão tenta deter Rocha Lunar, que se livra das algemas, enfraquecida por seu "comparsa". Mas o herói consegue desacordá-la.

Nefárius retorna carregando Quasar, que foi derrotado por sua força física. O vilão realmente está forte o suficiente para que o Capitão não seja páreo para enfrentá-lo. Ele consegue facilmente recuperar Rocha Lunar, mas, surpreendentemente, a vilã se recupera e o detém. Ela explica para o Capitão América que só queria evitar que ele a matasse, mas o considerava um cretino. Com isso Quasar leva o "casal" para a prisão de segurança máxima conhecida como A Gruta.
A+:

* Aqui há uma verdadeira enxurrada de referências envolvendo o nome Rocha Lunar. O vilão principal é Lloyd Bloch, o primeiro a utilizar esse nome e que já enfrentou o Capitão América, sendo responsável pela morte do primeiro Saltador (como visto no Diário de Steve Rogers - Parte 171). Já Karla Sofen era assistente do Doutor Faustus e se tornou uma supervilã, "apossando-se" do nome Rocha Lunar, além de seu poder.

* A revista do Capitão América no Brasil, na época publicada pela Editora Abril, teve um hiato de dois meses sem publicar histórias solo do personagem. Isso serviu para alinhar as histórias do Vingadores que se dividiam em dois títulos (Vingadores e Vingadores da Costa Oeste). Ainda assim, mesmo com a volta das histórias do personagem em sua própria revista, o foco eram os vingadores, que dominavam as capas.

* O revista Captain America volta a ser mensal, ao invés de quinzenal. Ainda assim continuaria por um tempo trazendo duas histórias, sendo a primeira do personagem principal e uma história secundária com um personagem coadjuvante oriundo de suas aventuras.

Nenhum comentário: