quinta-feira, 25 de abril de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 357



 - Captain America 352 (Abril de 1989)
> Publicada no Brasil nas revista Capitão América 163 ("Asilo")

História: 

* "Refuge" - Escrita por Mark Gruenwald, desenhada por Kieron Dwyer e artefinalizada por Al Milgrom

Na Ilha dos Vingadores, Capitão América tenta testar uma nova equipe, formada com heróis novatos. O exercício é feito com Speedball, Escudo Azul, Gladiatrix e Mecanauta, que mostram péssima coordenação para trabalhar em grupo.

Capitão atende a um alerta de Michael O'Brien, chefe de segurança da Ilha, que informa ter detectado uma fonte de energia se aproximando. Mais especificamente no complexo de treinamento, onde o Capitão pediu para os novatos esperarem. Chegando ao local, vê seus "alunos" lutando com três dos Supersoldados Soviéticos: Vanguard, Estrela Negra e Ursa Maior. Curiosamente, os heróis da União Soviética estão ali para pedir asilo. Capitão dispensa os novatos, pedindo que adquiram mais experiência e hospeda os Soviéticos na Ilha.

Os Supersoldados Soviéticos contam que seu governo os está usando em missões que discordam e decidiram fugir. Capitão América diz que irá pedir ao Departamento de Estado que estude o caso deles e que poderão passar por uma bateria de testes. Peggy Carter informa o Capitão sobre uma emergência e ele tem que sair.

Duas horas mais, tarde... o Capitão América retorna, frustrado por não encontrar o foco de emergência informado por Peggy. O herói visita o quarto onde ficaram os Soviéticos, mas eles não estão. Ele informa O'Brien sobre uma possível fuga, mas o chefe de segurança pede para que ele compareça rápido ao pavilhão de treinamento. Lá chegando, encontra os três Soviéticos feridos fatalmente.

Continua...
A+:

* Na época em que essa história foi publicada originalmente, é interessante notar a abordagem demonstrando a época final da Guerra Fria, uma vez que a história se passa antes da dissolução da União Soviética.

* É a segunda aparição da personagem Gladiatrix, tendo aparecido pela primeira vez na revista mensal do Coisa. Escudo Azul é um personagem secundário que surgiu na revista da mutante Cristal.

* A desconfiança do Capitão quando recebeu o trio soviético se justifica pelo encontro anterior, onde os enfrentou juntamente com os Vingadores e os X-Men.

* O escritor Mark Gruenwald mostra aqui mais uma de suas marcas registradas: trazer de volta personagens obscuros e secundários da Marvel. Aqui, utiliza-se desse recurso tanto com os novatos quanto com os soviéticos.

* O chefe de segurança, Michael O’Brien, também já foi conhecido como Guardião. Sua armadura foi replicada e hoje é utilizada pelos agentes do governo, que se tornou uma esquipe especial de Guardiões, seguranças de locais como A Gruta, uma prisão para supervilões.


Um comentário:

Anônimo disse...

Ursa Maior é um cara, eu pensei q fosse uma heroína. Não tinha outro nome de estrela para ele escolher?

"Na época em que essa história foi publicada originalmente, é interessante notar a abordagem demonstrando a época final da Guerra Fria, uma vez que a história se passa antes da dissolução da União Soviética." E o Muro de Berlim caiu em novembro daquele ano. E ainda tinha a 'cortina de ferro'.....aulas de História com o Cap, lol.

Beijos
J.