domingo, 24 de fevereiro de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 298


 - Captain America 299 (Novembro de 1984)
> Publicada no Brasil na revista Capitão América n° 99 ("O Crepúsculo da Maldade - parte 1")

História: 

* "The Bunker" - Escrita por J. M. DeMatteis, desenhada por Paul Neary, artefinalizada por Roy Richardson

Bernie, Arnie, Nômade e Falcão estão perdidos dentro da mansão do Caveira Vermelha, procurando pelo paradeiro do Capitão América. O herói, por sua vez, também se embrenha pelos corredores enevoados do local. Em certo momento, vai parar em uma sala sinistra, um verdadeiro altar ao nazismo. Sente um arrepio e dá meia volta. Teria se assustado ainda mais se visse um objeto perdido na escuridão: um cubo cósmico, onde está presa a essência de ninguém menos de Adolf Hitler.

O Capitão América vai para em um cômodo subterrâneo onde encontra o Caveira Vermelha. O vilão revela que seus amigos, inclusive Bernie, estão em seu poder. O herói se desespera e tenta sair do local para ajudá-los, mas as portas são seladas. O Caveira ainda revela que injetou veneno no Capitão e nele mesmo, fazendo com que tenham apenas três ou quatro horas de vida.

A Madre Superiora, furiosa por seu pai ter escolhido o Barão Zemo como herdeiro de seu legado, ataca o vilão com toda a sua fúria, ferindo-o gravemente. Sua ira é tamanha, que a batalha interrompe até mesmo o ataque das Irmãs do Pecado, que encontraram os amigos de Steve Rogers e lutavam contra Falcão e Nômade.

Visualizando tudo por um painel, Capitão América tenta convencer o Caveira Vermelha a libertar seus amigos e que o vilão fique junto de sua filha, que precisa de seu apoio. Mas o Caveira ainda mantém seus planos de vingança... e explode a mansão. Enfurecido com esse ataque traiçoeiro, o Capitão América ataca o Caveira Vermelha, determinado a terminar com sua carreira de terror.
A+:

* Os Vingadores também se movimentam para irem ao resgate do Capitão América. Mas essa cena foi cortada na edição brasileira.

4 comentários:

Anônimo disse...

Por que cortaram a cena dos Vingadores?

Acho q Steven deveria fazer o que fez quando lutou com o Drácula lá na Inglaterra e decapitá-lo com o escudo <3
A Sin ainda não matou o CV e o cara está *sempre* sendo uma pedra no sapato do Cap!
E a obsessão q ele tem pelo Capitão América não vai desaparecer.
Ele evitaria muito sofrimento e morte se apenas eliminasse o CV!

Beijos
Jovie

Marcos Dark disse...

A Abril optou por cortar a cena dos Vingadores, pois alguns deles ainda não haviam sido apresentados ao público nas histórias do grupo. Anos de publicações (não só pela Abril, mas por outras editoras também) fizeram com que as histórias do Capitão ficassem adiantadas em relação a outros heróis. Não foram poucas as vezes em que se adulturou quadros e até páginas inteiras para adaptar a essa situação. Apenas nos anos seguintes haveria um maior planejamento para TENTAR alinhar todos os títulos.

E o Capitão América é um herói a moda antiga. Não mata (apesar do paradoxo de ser um soldado). O caso do Barão Sangue foi algo traumatizante para o herói.

Anônimo disse...

Traumatizante, sim. Porém, eficaz.

Olha, só porque ninguém ainda conhecia as personagens não quer dizer que precisavam alterá-las e eliminá-las, o publico não é estúpido!

J.

Marcos Dark disse...

Pois é... mas, naquela época, não tínhamos acesso a informação do jeito que temos hoje. Ver uma revista americana original por aqui era quase um evento! E éramos felizes enquanto ingênuos...