sábado, 26 de janeiro de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 277


- Captain America 291 (Março de 1984)
> Publicada no Brasil na revista Capitão América nº 92, pela Editora Abril ("O Saltador Está de Volta")

História: 

* "To Tame a Tumbler" - Escrita por Bill Mantlo, desenhada por Herb Trimpe, artefinalizada por Jack Abel

Capitão América se depara com o vilão Saltador roubando o prédio de uma seguradora. Mas... como isso é possível se o Saltador foi morto pelo primeiro Rocha Lunar? (como vimos na parte http://quadrinhosdarkmarcos.blogspot.com.br/2012/10/o-diario-de-steve-rogers-parte-170.html do Diário de Steve Rogers). Apesar de se mostrar até mais habilidoso e conseguir fugir com certa facilidade, sua inexperiência faz com que não perceba a valise que roubou... simplesmente ir parar nos pés do Capitão América. Com isso, furioso, o novo Saltador foge jurando retornar.

A valise contém uma apólice de seguro no nome John Robert Keane, o Saltador original. Através dessa pista, o Capitão América consegue chegar até o apartamento de Michael Kenneth Keane, irmão de John. Explicando que conseguiu informações através dos computadores da SHIELD, o Capitão demonstra saber que Michael, na verdade, já foi um brilhante membro do esquadrão especial. Tornou-se o novo Saltador ao tentar recuperar o dinheiro do seguro, mas a Seguradora Guardiã do Futuro não lhe pagou, alegando que, afinal, seu irmão era um criminoso conhecido. Cada vez mais pobre (afinal, o Saltador original sustentava sua família com o dinheiro de seus crimes), Michael viu a sua já desgostosa mãe falecer. Revoltado, treinou como o irmão e adquiriu habilidades acrobáticas com o intento de se vingar da seguradora. O Capitão entendeu que ele não era exatamente mau e que a seguradora, já sabendo que John era um vilão, só podia ter cometido uma fraude para ficar com o dinheiro. Decide, então, ajudar do novo Saltador.

A inusitada dupla invade a Seguradora e o Capitão descobre que há outros supervilões com apólices de seguro nela. A fraude, portanto, não se limitou ao antigo Saltador, mas era uma prática comum daquela instituição. Os dois são descobertos pelos guardas os enfrentam, conseguindo escapar com provas das ações ilícitas da Seguradora. O Saltador fica feliz por ter feito justiça e, o mais importante, por seu nome estar limpo... com o aval do Capitão América.
A+:

* Quando o Capitão investiga os arquivos da Seguradora, encontra pastas com as apólices de conhecidos vilões. Entre eles estão:  Jonathan Powers (Polichinelo, um inimigo do Demolidor), Otto Octavius (o Doutor Octopus), Calvin Zabo (o Mister Hyde), Klaus Voorhees (o Cobra, parceiro do Mister Hyde), Silas King (o obscuro Solarr) e Samuel Sterns (o Líder, inimigo do Hulk que, convenhamos, não é tão inteligente quanto parece ao cair em uma maracutaia como essa).

4 comentários:

Anônimo disse...

Não sei pq mas supervilão com apólice de seguro é hilário demais. Chorei de rir aqui.

O q vc achou da lista de heróis da Liga da Justiça q estarão no filme? Eu senti falta do Caçador de Marte, (gostava dele no desenho animado de séculos atrás) e da Mulher-Gavião (idem).

beijos
J.

Marcos Dark disse...

É. Essa idéia de seguro pra supervilões é maluca, mas divertida.

Quanto a Liga, achei a lista bem sensata. Caçador de Marte é bem legal, gosto dele também, mas só tem a popularidade dos desenhos animados. Mas há grande chance de aparecer no finalzinho. Veremos...

Major Desastre disse...

Naquela época,quando o roteirista atrasava botavam uma história do Bill Mantlo no lugar.

Marcos Dark disse...

Coitado do Bill Mantlo...