sábado, 26 de janeiro de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 276


 - Captain America 290 (Fevereiro de 1984)
> Publicada no Brasil na revista Capitão América nº 91, pela Editora Abril ("Ecos do Passado")

História: 

* "Echoes" - Escrita por J. M. DeMatteis, desenhada por Ron Frenz, artefinalizada por Steve Leialoha

Steve e Bernie estão curtindo (finalmente) seus momentos a sós... mesmo na Mansão dos Vingadores, onde o herói se exibe para sua namorada, em uma sessão de treinos.

Enquanto isso, Nômade e Arnie (amigo de Steve Rogers) começam a ter estranhos pesadelos. O segundo, inclusive, tem uma visão sobre uma mulher toda de preto acompanhando o Barão Zemo (vilão responsável pela morte de seu companheiro). Para o horror de Arnie, o que ele imaginava ser um pesadelo, na verdade era bem real. Nos seus devaneios, ele vislumbrava a dupla em seu apartamento. Porém, ao acordar, encontra pegadas no assoalho, demonstrando que eles realmente estiveram ali.

O que acalma (um pouco) Arnie é a visita de Capitão América, Nômade, acompanhados também do Falcão (que perdeu, recentemente, as eleições para o senado).

A mulher de preto, que se apresenta com o codinome de Madre Superiora e parece estar por trás dos pesadelos, leva o Barão Zemo (que espionava o Capitão e Nômade) até o pai dela... um homem muito idoso e doente... que, mesmo debilitado em sua cama, tem como passatempo ouvir a Marcha Fúnebre de Chopin. Ninguém menos que... o Caveira Vermelha.

A+:

* Apesar de não ser descrito abertamente a relação entre Arnie e seu companheiro, Michael (falecido a pouco e pivô do pesadelo), o escritor J. M. DeMatteis escancara as pistas para quem ainda não entendeu. Isso é visto na fala do próprio Nômade que, por vir de outra época e ser um tanto... antiquado... começa a perguntar sobre a relação dos dois, pois acha que são mais que companheiros. E ele não está enganado.

* Na edição brasileira onde esta história foi publicada, a Editora Abril começava a apresentar suas revista com a chamada "lombada canoa", ou seja, a revista não tinha mais a lombada quadrada, presa com cola, mas sim com grampos.

* Primeira parte da saga "A Morte do Caveira Vermelha".

* Primeira aparição da filha do Caveira Vermelha, chamada aqui de Madre Superiora, que futuramente seria chamada de Pecado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uau, amei essa capa.
E esse clima de estória de Terror?Melhor ainda!

"onde o herói se exibe para sua namorada, em uma sessão de treinos." Awww que fofo <3 <3

Oh, eu fui ler sobre a Sin e:
"the Skull used his Deus Machina to artificially age Sinthia into adulthood, mentally indoctrinate her and empower her as Mother Superior" WTF? Alguém mate esse homem! Mas como vc disse a saga se chama "A Morte do Caveira Vermelha" portanto, espero q ele morra dolorosamente e fique morto até os anos 90!

Jovie

Marcos Dark disse...

Capa do John Byrne nos anos 80, menino de ouro daquela época. E sempre bem vindo em qualquer capa que aparecesse.

Apesar de eu ter entregue o ouro, ainda veremos muuuuuuuuito da Madre Superiora até chegar a ser Pecado.