domingo, 20 de janeiro de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 269


 - Captain America 284 (Agosto de 1983)
> Publicada no Brasil no Almanaque do Capitão América nº 85, pela Editora Abril ("Um Mundo Novo")

História: 

* "Diverging" - Escrita por J. M. DeMatteis, desenhada por Sal Buscema, artefinalizada por Kim DeMulder

Após a missão contra a Madame Hidra, os heróis vão deixar o agente Dum Dum no hospital da SHIELD. Dum Dum está resignado a desistir da carreira de agente secreto, pois se considera muito velho para o cargo. Porém, Nick Fury, seu velho companheiro de missões, diretor da SHIELD acaba de nomeá-lo vice-diretor, o que o deixa emocionado.

Voltando para casa, Capitão América e Nômade se deparam com uma família sendo ameaçada por um homem armado. Os heróis facilmente dominam o homem, mas, ao tentar prendê-lo, a mulher, mãe de três crianças, pede que o Capitão o deixe... pois ele é seu marido! Ela explica que ele está desempregado e sempre fica assim quando bebe, mas nunca chegou às últimas consequências. Capitão o deixa, mas pede à mulher que seu marido lhe procure na Mansão dos Vingadores para tentar ajudá-lo de alguma forma. Nômade, que é mais impulsivo, não concorda em deixar o agressor livre, mas o Capitão América justifica: "Nem tudo pode ser visto só por um lado, Jack. Uma coisa que temos de aprender é que o ideal que defendemos... algumas vezes não se encaixa com a realidade da América.".

Steve e Jack vão até o apartamento de Bernie, onde uma festa reúne vários amigos e conhecidos. Desde Arnie, passando por Sam Wilson (o Falcão) e até mesmo o ex-marido de Bernie. Este último, ao brincar com Steve, pegando-o de surpresa pelas costas, quase se machuca, pois o namorado de Bernie, com seus reflexos de herói, joga-o ao chão. Todos se divertem, menos Jack, que se sente um tanto desambientado. Só relaxa um pouco quando Arnie puxa conversa com ele.

A festa termina e todos se vão. Jack acaba adormecendo no sofá de Bernie. Ela e Steve estão praticamente a sós, mas uma notícia na Tv chama a atenção dele. Uma família está sendo ameaçada, coincidentemente no mesmo endereço onde o herói deteve o marido violento. Trata-se da mesma família afinal. Steve pede que Bernie não durma antes dele voltar, pois o dever lhe chama.

Capitão América pede que a polícia aguarde até que ele tente detê-lo. Apesar de recebido a bala, consegue chegar até a família ameaçada, que agora está no teto do edifício. Tommy, o homem que está armado, está desesperado por ver sua família viver em condições de pobreza. Enquanto o Capitão tenta dialogar com ele, um dos atiradores de elite da polícia se adianta e dispara. O herói, percebendo o perigo, tenta proteger Tommy com seu escudo, mas é atingido de raspão na cabeça. Vendo o herói desmaiado, Tommy ameaça matá-lo. Sua esposa se junta às crianças e pede que Tommy atire neles e acabe com tudo aquilo. Confuso, Tommy decide acabar com a própria vida. É quando o Capitão acorda e tem tempo de atirar uma garrafa em sua direção, desarmando-o e permitindo que a polícia o prenda.

Steve volta para casa e Bernie, de fato, o está esperando na escadaria. Pela primeira vez, ele declara o quanto a ama.
A+:

* A capa da edição brasileira não se refere exatamente a essa história. Na verdade, não se refere a nenhuma história da edição. Serve como uma espécie de interpretação dos editores para o conteúdo da revista, pois a segunda história se refere a uma aventura do Homem-Aranha com o Falcão. A capa, porém, apresenta, além dos dois heróis, também o Capitão América. Essa capa era de uma edição de tempos atrás onde, de fato, os três heróis atuavam juntos (na época em que Capitão e Falcão eram parceiros).

* Depois de um bom tempo o desenhista Sal Buscema volta a fazer uma história do Capitão América em sua revista. Porém, não significava uma volta definitiva. Era quase uma espécie de homenagem ao artista que fez história com esse herói.

* Curiosamente, a cena de abertura da história pode parecer muito bem desenhada e elaborada, mas é um absurdo politicamente incorreto. Afinal, Nick Fury está fumando seu característico charuto no quarto de hospital onde seu amigo Dum Dum repousa após sofrer um ataque cardíaco! Diretor da SHIELD, mas totalmente sem noção...

* Na festa do apartamento de Bernie, Sam Wilson, o Falcão, confessa que sua candidatura ao Congresso foi por água abaixo após seus problemas recentes (onde enfrentou seu passado criminoso, apesar de ter superado). Essa informação, passada em um rápido diálogo entre ele e Steve, foi omitida na edição brasileira.

2 comentários:

Anônimo disse...

YAY, Cap disse 'eu te amo' para a Bernie. *dançando*
Ai q fofo, <3 <3

"Steve e Jack vão até o apartamento de Bernie, onde uma festa reúne vários amigos e conhecidos. Desde Arnie, passando por Sam Wilson (o Falcão) e até mesmo o ex-marido de Bernie." O Steve precisa de mais noites como essa.

Que pena q a carreira política do Sam não durou muito.

Beijos
Jovie

Marcos Dark disse...

É... Bernie deu uma agitada no velhinho.