sábado, 19 de janeiro de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 268




- Captain America 283 (Julho de 1983)
> Publicada no Brasil no Almanaque do Capitão América nº 84, pela Editora Abril ("Rastejarás sobre teu ventre e comerás o pó da derrota - parte 2")

História: 

* "America the Cursed" - Escrita por J. M. DeMatteis, desenhada por Mike Zeck, artefinalizada por John Beatty

O vilão Constritor anda incomodado com os planos de sua chefa. Afinal de contas, a Madame Hidra pretende causar um verdadeiro genocídio, começando por espalhar a peste bubônica em uma pequena cidade americana e ele apenas quer fazer seu trabalho sujo, não deseja matar ninguém. Cada vez mais assustado com o comportamento da Madame, Constritor tenta sabotar a aplicação de drogas alucinógenas no Capitão América, que está sendo dopado... mas não consegue acordá-lo. Para piorar, Dum Dum, que havia sofrido um ataque cardíaco, se recupera aos poucos, mas é pego pelos capangas da Hidra.

Mais tarde, na pequena cidade de Hartsdale, o desfile do Circo Aéreo parece ter começado mais cedo do que o costume. E, novidade, em um dos carros alegóricos estão o que parecem ser o Capitão América e outro herói (Nômade - Jack Monroe). Como o Capitão América recebeu uma dose menor de drogas (graças a uma ou outra ação de Constritor), ele é o primeiro a despertar. Ele consegue passar pelos guardas da Hidra, que estão disfarçados no meio do desfile.

Madame Hidra e Constritor estão subindo em balões, fugindo de Hartsdale. Quando os sinos da capela local tocarem, a peste será liberada, matando a população. Em outro balão, também levam Dum Dum como refém.

Capitão América consegue chegar até o balão de Dum Dum, enquanto no balão da Madame Hidra, Constritor se rebela contra sua chefa. Ela consegue acertá-lo, fazendo-o cair do balão e quebrar as pernas. Nômade acorda do efeito das drogas e recebe uma arma do ferido Constritor, que pede para ele atingir os balões. Nômade não consegue atirar, uma vez que o Capitão e Dum Dum estão em um deles. O Capitão salta no balão da Madame Hidra pra retira-la de lá, mas a vilã reage violentamente. O herói salta do balão com Dum Dum, e Nômade destrói o balão deles. Madame Hidra permanece no dela, mesmo sendo alertada pelo Capitão para que salte. Nômade não tem alternativa a não ser atirar no balão, explodindo-o com a vilã ainda a bordo.

A SHIELD chega ao local e resgata toda a equipe que acabou de salvar Hartsdale.
A+:

* Introdução de Jack Monroe como o novo Nômade (e não um novo Bucky, como se imaginava).

* Estranhamente, nessa edição se resolve a situação da heroína Mulher-Aranha, que age nos bastidores e descobre que a Madame Hidra, ao contrário do que se imaginava até então, não é sua mãe. Estranho, pois a personagem mal era coadjuvante das histórias do Capitão e, verdade seja dita, sequer tem contato com o personagem nessa história. Enfim, é uma reviravolta importante na carreira da heroína, que tinha sua própria revista mensal na época.

2 comentários:

Anônimo disse...

Embora eu discorde da atitude da Madame Hidra, o plano dela é genial!!!

Alguém, algum dia, irá assumir o uniforme do Bucky?
E o Jack/Nômade vai ficar por algum tempo ou ele não vai ser personagem regular??

beijos
Jovie

Marcos Dark disse...

Um novo Bucky, nos mesmo moldes do original, é meio difícil de acontecer.

No entanto, a história de Jack Monroe ainda vai tem muito o que contar. Aguarde!