domingo, 6 de janeiro de 2013

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 254


 - Captain America 272 (Agosto de 1982)
> Publicada no Brasil na revista Capitão América nº 69, pela Editora Abril ("Ruas de Lama")

História: 

* "Mean Streets" - Escrita por J.M. DeMatteis, desenhada por Mike Zeck, artefinalizada por John Beatty

Andando pelo decadente centro de Manhattan, Capitão América cai de sua moto ao desviar-se de uma mulher que corre em sua direção desesperadamente. Recuperando-se o herói verifica o motivo do desespero da mulher... um táxi com as portas abertas, onde o motorista está morto, com a garganta dilacerada.

Pouco depois, após trocar de roupa, o herói visita o Hospital do Harlem, onde Sam Wilson (o ex-parceiro Falcão) está na sala de espera. O sobrinho de Sam, Jim Wilson, foi baleado após perseguir um criminoso. Jim participa de um grupo conhecido como Jovens Sentinelas, que pregam o vigilantismo em um bairro pouco atendido pela polícia. Sam se revolta contra a situação, pois, mesmo agindo como Falcão, ele não consegue diminuir essa situação em seu bairro.

Saindo em uma ronda, o Falcão sobrevoa um prédio onde um novo crime está para acontecer. Um jovem está sendo cercado por outros jovens, que estão armados, no que parece ser um acerto de contas. Usando suas habilidades, Falcão consegue derrubar os criminosos, mas a suposta vítima foge assustada.

Também fazendo sua própria ronda, Capitão América sente que está sendo seguido. Assim como a mulher desesperada que o viu anteriormente, uma figura encapuzada pula na frente da moto do herói, que dessa vez consegue se desviar. Capitão consegue manobrar e vai socorrer a pessoa, que agora está imóvel no chão, mesmo não tendo sido atropelada por ele. Ao se aproximar, mãos com finas garras arranham seu rosto. Em seguida, o encapuzado se levanta e sobe para o teto de um velho edifício, sendo seguido pelo herói. Chegando ao topo, Capitão América se espanta com a figura encapuzada cercada por milhares de ratos, que são controlados e atacam o herói sob o comando de seu mestre. O encapuzado revela seu rosto... trata-se de um homem com o corpo coberto de pelos, rosto e presas parecidas com um rato humanoide. Ele diz se chamar... Rattus e que foi ordenado a atacá-lo.

No Harlem, o Falcão segue a "vítima" que acabou de salvar e descobre que se trata de um garoto conhecido como Anjo. Fica espantado com a recepção pouco amigável do garoto, que não quer ajuda. A mãe do Anjo aparece e pede desculpas pelos modos do filho. Ela diz que o garoto tem se envolvido com o crime desde que seu marido morreu. No quarto, o rapaz acorda assustado e confessa que atirou em um dos Jovens Sentinelas, por coincidência sobrinho do Falcão. O herói, inicialmente, pensa em agir com violência, mas percebe a situação, que as vítimas estão dos dois lados, tanto de quem é atingido, quanto por quem, em um bairro pobre, só encontra seu caminho através do crime.

Capitão América consegue se livrar dos ratos e enfrenta o vilão até que este cai do edifício. Mesmo com o herói sabendo que está fingindo de morto, chega perto o suficiente... para receber uma mordida. Enfurecido, Capitão América espanca Rattus e se detém antes que possa matá-lo. O vilão, muito ferido, é entregue para a SHIELD.

No Hospital do Harlem, já mais calmo e com seu sobrinho se recuperando, Sam Wilson anuncia que vai aceitar a proposta de uma vaga no Congresso, pois poderá ajudar ainda mais do que como super-herói. Steve torce para que ele ganhe.                                     
A+:

* Primeira aparição do trágico vilão Rattus. A dupla J.M. DeMatteis e Mike Zeck, que criaram o personagem, o utilizariam em outras oportunidades onde estivessem envolvidos.

* Primeira edição onde Mark Gruenwald é o editor da revista. Ele seria um importante nome na existência do herói.

* Na história original, Capitão América trata os ratos de Rattus (sim, preste atenção para não se perder) como se fossem "criaturas". Já na edição brasileira, o herói levou um pouco mais da aversão do tradutor, onde ele os chama de "bichos imundos".

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!!!

Até q o Sam está aparecendo bastante né? Ele bem q poderia voltar de vez!
Eu gostei da crítica social na parte do Falcão <3

"Capitão América se espanta com a figura encapuzada cercada por milhares de ratos, que são controlados e atacam o herói sob o comando de seu mestre" Rattus é um vilão horrível! Ele é pior q o Caveira Vermelha! Ele usa ratos! Pior q ele só um que usa baratas!

OMG, Cap vai pegar uma doença com essa mordida do Rattus!

O Sam vence??? Eu voto nele!!!

E por que Mark Gruenwald se tornaria importante para o 'Capitão América'??

Eu apoio o tradutor, sábia escolha de palavras!!

Beijos
Jovie

Marcos Dark disse...

Gruenwald se tornaria um dos principais roteiristas e editores envolvidos com o Capitão, como veremos em menos tempo que imagina.

E o Cap não vai pegar doença não. Além do soro do supersoldado, ele está com todas as vacinas em dia.