terça-feira, 20 de novembro de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 209

 - Captain America 223 (Julho de 1978)
> Publicada no Brasil na revista Capitão América nº 43, pela Editora Abril ("O Enigma de Um Passado - Parte 3")


História:

* "Call Me Animus" - Escrita por Steve Gerber, desenhada por Sal Buscema, artefinalizada por Mike Esposito

Capitão América luta contra Animus, uma criatura que aparenta ser um homem primitivo com um enorme crânio e poderes telecinéticos. O herói consegue ludibriar o monstro, mas este desaparece em pleno ar quando vai ser derrotado.

O herói ainda está confuso sobre as descobertas de seu passado. Em seu apartamento, encontra rastreadores em seu escudo. Culpa Nick Fury e a SHIELD por o estarem perseguindo, no entanto pede ajuda do coronel para descobrir mais sobre a garota chamada Veda. Após um cochilo, um sonho pode ter lhe dado uma pista. Na verdade, a busca por seu passado o leva a sonhar com o tempo em que estudava e estava escrevendo em um caderno sobre Carl Jung, que afirmava que "animus é a parcela masculina da alma da mulher."

Steve janta com Veda e lhe diz que está voltando para Nova York de trem. A garota, uma espiã da Corporação, passa essa informação a seus superiores.

Animus ataca o trem onde Steve está viajando, ferindo vários passageiros, o que deixa o herói furioso. Ao lutar novamente com a criatura, descobre que ela não pode usar sua força física e mobilidade ao mesmo tempo em que emprega a telecinésia (nesse momento, Animus controla o escudo do Capitão contra ele mesmo). Mas, quando está quase derrotando-o... Animus desaparece novamente.

A+:

* O escritor Steve Gerber, apesar de ter as idéias mais bizarras dos quadrinhos, também é versátil. Prova disso é a citação e a criação do vilão baseado nos estudos do psiquiatra suíço Carl Jung, amigo (e, de certa forma, rival) de Sigmund Freud.

Nenhum comentário: