terça-feira, 30 de outubro de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 188




- Captain America and the Falcon 186 (Junho de 1975)
> Publicada no Brasil na revista Capitão América nº 13, pela Editora Bloch ("A Jaula da Mente")


História:

* "Mind Cage" - Escrita por Steve Englehart e John Warner, desenhada por Frank Robbins, artefinalizada por Mike Esposito

Capturado, o Capitão América ouve o Caveira Vermelha revelar a origem secreta de Sam Wilson, o Falcão. Na verdade, Sam era um criminoso, conhecido como Snap Wilson, que acabou caindo na ilha onde os asseclas do Caveira estavam exilados. Nessa época, graças ao Cubo Cósmico, o vilão havia trocado de corpo com o Capitão América. Nesse disfarce, e ainda com o Cubo, manipulou a mente do futuro Falcão de forma que ele conhecesse o Capitão e por ele fosse treinado, tornando-se seu parceiro. O que ninguém sabia era que Sam Wilson servia como uma espécie de espião junto ao Capitão América, sempre perto do herói e esperando a ordem do Caveira para atacar.

O Caveira Vermelha ordena que o Falcão ataque o Capitão América e ele, em transe, obedece cegamente. Apenas a destreza em combate do Capitão faz com que ele derrote o parceiro e o deixe desacordado.

Enquanto isso, os agentes da SHIELD, Peggy Carter e Gabe Jones, tentam chamar outros agentes para o resgate. No calor da batalha, Peggy e Gabe se beijam, talvez movidos pela tensão dos últimos dias (e, de fato, o casal tem andado um bom tempo junto, desde que Peggy entrou para a SHIELD).

Após derrotar o Falcão, Capitão América persegue o Caveira Vermelha, mas este consegue escapar graças a seu pó assassino, que transforma as vítimas em caveiras, acabando por jogá-lo em seu próprio exército, matando a todos. O Capitão América ainda é alertado por Peggy e Gabe sobre o estado do Falcão. Apesar de não ter sido atingido mortalmente, após a fuga do Caveira, o vínculo desfeito com o vilão parece ter deixado o herói em coma.

Continua...

A+:

* Última edição escrita por Steve Englehart. O sucesso dessa fase fez com que os leitores ficassem na expectativa de sua volta, inclusive anunciada pela própria Marvel. No entanto, por diversos motivos, esse retorno de Englehart ao personagem nunca aconteceu.

* Há quem diga que essa história desrespeita não só um personagem mas tudo o que ele representa. Afinal, Falcão até então era um dos primeiros super-heróis americanos negro. Transformá-lo em um criminoso era voltar atrás em um marco nas histórias em quadrinhos desse gênero. Nem mesmo o fato do personagem ter sido manipulado pelo Caveira pode aliviar o desrespeito, uma vez que é mostrado que ele entrou para o crime ANTES de ser dominado. E mesmo o fator "redenção" diante de sua convivência com o Capitão América, não mudaria o fato. Foi, inclusive, comentado que algumas personalidades da própria Marvel não simpatizavam com o herói e ajudaram a derrubar o mito que até então se criou. Enfim... vai levar tempo para que o Falcão limpe sua ficha.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu não quero mais viver nesse mundo!!! =(
Me recuso a acreditar q o Sam - honesto e honrado Sam, era um criminoso! É mentira!!!!!

Awww, a Peggy encontrou um novo amor? (E um q ela conhece o nome e o rosto!!)Achei q demoraria séculos até algo bom acontecer à ela.

....e agora Sam está em coma... Quando ele acorda? E depois de tudo pelo q ele e Steven passaram como fica o relacionamento deles? E Sam & Leila? Foi tudo uma mentira?!!


"Há quem diga que essa história desrespeita não só um personagem mas tudo o que ele representa"
Mas é claro q desrespeita!

"Foi, inclusive, comentado que algumas personalidades da própria Marvel não simpatizavam com o herói" Deve ser verdade, não há motivo para destruir um personagem tão bom qto o Falcão.

Beijos
Jovie

Dark Marcos disse...

Calma, Jovie. Nem tudo está perdido. A palavra agora é... redenção.

Anônimo disse...

Olá!!

Redenção de quem? Da Marvel ou do Falcão?
(Pois não é o Sam quem precisa, ele era inocente até agora)

beijos
J.

Dark Marcos disse...

Levando-se em conta as devidas proporções, de ambos.