quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 182

 - Captain America and the Falcon 180 (Dezembro de 1974)
> Publicada no Brasil na revista Capitão América nº 11, pela Editora Bloch ("A Chegada de Nomad")

História:

* "The Coming of the Nomad" - Escrita por Steve Englehart, desenhada por Sal Buscema, artefinalizada por Vince Colletta

Após receber conselhos do Gavião Arqueiro, Steve Rogers se vê empolgado com a chance de voltar a ser um super-herói. Decidido a voltar a atuar como herói, conta a Sharon Carter que também está pensando em criar um novo uniforme e uma nova identidade. Sharon, por sua vez, não fica muito contente. A vida do casal estava indo bem e correndo normalmente. Voltar a ser um super-herói só vai levar Steve a correr perigo e ter uma vida nada comum, como antes. O herói, inclusive, aproveita essa nova fase para pedir demissão de seu cargo/identidade de policial.

Viajando para a casa dos pais de Sharon, Steve Rogers cria um novo uniforme, mais escuro e com a adição de uma capa (adereço que ele considera ideal para um herói). Passa a se chamar Nômade.

Sua primeira aparição se dá quando tenta impedir o novo Esquadrão Serpente de sequestrar o presidente da petrolífera Roxxon. Esse novo Esquadrão é formado por seus antigos integrantes, Enguia e Cobra, e com a presença das novas Princesa Python e Víbora. Esta última era a antiga Madame Hidra, que escapou da morte graças ao alienígena interdimensional Fantasma do Espaço, e assassinou o Víbora original (integrante fundador do Esquadrão e irmão do Enguia, que não sabe do real motivo da morte do irmão), passando a utilizar seu nome. O primeiro confronto de Nômade não acaba muito bem. Apesar do herói conseguir superá-los em combate físico, a falta de experiência em usar uma capa faz com que ele tropece nela e os deixe fugir. Definitivamente, a capa não é um adereço tão importante assim.

O Esquadrão se reúne em seu esconderijo e recebem um novo aliado, o atlante Krang, inimigo de Namor, o príncipe submarino, que traz a poderosa Coroa da Serpente.

Continua...

A+:

* Criando um uniforme negro para assustar os criminosos. A idéia não parece nova. E, de fato, tem uma nada discreta homenagem nessa decisão de Steve Rogers. Isso fica claro quando ele brinca ao dizer que espera que um morcego não entre por sua janela. Esse fato aconteceu nos quadrinhos com o personagem Batman, da editora concorrente DC Comics.

* O nome Nômade foi dado por Martha Dukeshire, então namorada do escritor Steve Englehart. É uma alusão ao "homem sem pátria" que Steve passou a ser depois que decidiu deixar de ser o símbolo da América.

* A fictícia petrolífera Roxxon seria uma das grandes empresas a figurarem no Universo Marvel. A primeira menção da mesma se deu nesta história. Na folha de pagamento da empresa, estariam vários vilões que serviriam como seguranças de suas instalações.

* O desenvolvimento do Esquadrão Serpente faz alusão ao Exército Simbionês de Libertação, uma organização revolucionária norte-americana, com orientação marxista, e cujo símbolo era uma cobra de sete cabeças. O caso mais famoso ligado ao grupo foi o sequestro de Patty Hearst, herdeira da milionária família Hearst. O detalhe inusitado é que Patty passou a simpatizar com os ideais revolucionários do grupo e tornou-se uma das integrantes mais atives do mesmo, ajudando-os, inclusive, em assaltos a bancos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá!!!

O novo uniforme do Steven é ma-ra-vi-lho-so! Adorei <3

Steven e Sharon estão morando juntos????
Ele vai contar para o Sam sobre a nova identidade, né??????

Aww, Madame Hidra voltou <3 Adoro ela.

"Exército Simbionês de Libertação" Todo dia se aprende coisas novas.
[O símbolo deles parece mais uma daquelas imagens em teste de Rorschach! Só sei q é uma cobra de 7 cabeças pq estão dizendo q é - eu olho e não vejo uma cobra, me pareceu um pretzel mal feito, enfim...]

Beijos
Jovie

Dark Marcos disse...

Então... sabe-se lá o que fumavam para ver uma cobra de 7 cabeças naquele símbolo. Enfim...

Sim, Steve e Sharon até que estão morando juntos... Maaaas... ela não fica nem um pouco contente com a nova ocupação do namorado.

E o Falcão vai saber da nova identidade do amigo sim.

Anônimo disse...

É claro q Sharon não está feliz com isso!!
Sem falar q Steven não está sendo pago e ela tem q sustentar a casa sozinha - compartilhar seria bem legal da parte do Steven, sabe, amor não paga conta.

Então os dois voltarão a lutar juntos <3 Espero q Sam melhore a atitude!

Eu não fui a única q não achou aquilo lá parecido com uma cobra, ninguém para quem eu mostrei viu!

Beijos
J.