domingo, 30 de setembro de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 158

 - Captain America and The Falcon nº 158 (Fevereiro de 1973)
> Publicada no Brasil na revista Almanaque do Capitão América nº 30, pela Editora Abril ("A Explosão do Crime")


História:

* "The Crime Wave Breaks" - Escrita por Steve Englehart, desenhada por Sal Buscema, artefinalizada por John Verpoorten

Com suas últimas forças, o Capitão América consegue alcançar o cilindro com o antídoto para o veneno do Víbora (Asa Vermelha, a ave de estimação do Falcão só obedece os comandos de seu dono, que está desacordado). O herói consegue tomar parte do elixir e divide o mesmo com seu parceiro. Com isso, os dois estão salvos. Porém, um efeito colateral acontece com o Capitão América, que percebe que sua força e resistência aumentaram muito além da sobre-humana.

A dupla se separa e investiga o paradeiro e a identidade do misterioso Encapuzado. Capitão América vai até a casa do Sargento Muldoon (seu superior, quando em sua identidade secreta como policial), descobrindo que o afastamento dele pode ser um jogo de conspiração do vilão. Muldoon, no entanto, acredita que o Encapuzado é... Steve Rogers, a identidade secreta do Capitão. Já o Falcão consegue chegar até o esconderijo do Víbora e, tomando o restante do antídoto contra os novos venenos do vilão, consegue derrotá-lo. O Víbora não revela quem é o Encapuzado, mas avisa que uma onda de crimes como jamais vista irá devastar a cidade.

Continua...

4 comentários:

Jorge disse...

Marcos, parabéns pelo "Diário..."! Cabe acrescentar que a capa do #158 foi tb utilizada como capa do #01 da revista do Capitão América pela Bloch em 1975, contendo as estórias dos #s 156, 157 e 158 originais. abs!

Dark Marcos disse...

Obrigado, Jorge. Espero que esteja curtindo essa viagem pela história do Capitão.

Nos artigos, assumi como padrão colocar sempre a informação da edição mais recente a publicar a história abordada.

No entanto, sua informação está corretíssima e só vem a acrescentar-se de boa e curiosa informação ao artigo.

Novamente, muito obrigado.

Tiago disse...

Quando o capitão perde essa força?

Marcos Dark disse...

Thiago,
Os efeitos do veneno do víbora, que deram superforça ao Capitão América, foram sumindo culminando com sua capacidade voltar ao "normal" na edição americana de número 208. Essa explicação não foi mostrada no Brasil, pois, na época, a Editora Abril utilizou apenas 3 páginas dessa edição.
Vale dizer que voltar ao "normal", quer dizer que o Capitão ainda tinha força sobre-humana devido ao soro do supersoldado.
Você verá isso na parte 207 do Diário de Steve Rogers.