domingo, 26 de agosto de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 134

 - Captain America nº 134 (Fevereiro de 1971)
> Publicada no Brasil na revista Capitão Z Especial nº 4, pela Editora Ebal ("O Cara de Pedra")


História:

* "They Call Him Stone-Face" - Escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan, artefinalizada por Dick Ayers

Um bandido conhecido como Cara de Pedra está dominando o submundo do crime através de jovens que cometem delitos em seu nome e aterrorizam comerciantes, cobrando-lhes taxas de proteção contra assaltos (que ele mesmo ordena). Entre os jovens "pé-de-chinelo" que trabalham para o criminoso, está Jody Casper, sobrinho de Sam Wilson, também conhecido como o super-herói Falcão. Jody parece encantado com o mundo da grana fácil, mesmo que, pra isso, precise entrar para a criminalidade.

Capitão América auxilia o Falcão a desbaratar a rede criminosa do Cara de Pedra, depois de Jody ser preso por aliciar um comerciante. Quando o criminoso fica sabendo de sua prisão, ordena que ele seja morto, mas seus capangas acabam atingindo a mãe do garoto.

Os heróis vão até o esconderijo do Cara de Pedra e conseguem derrotar sua gangue, prendendo o criminoso. Em especial, o Falcão dá uma bela surra no Cara de Pedra, por este ter se metido com sua família.

Depois do sufoco, Jody finalmente vê que estava na lado errado e decide deixar a criminalidade. Apesar de feliz por ver seu sobrinho andando finalmente no caminho correto, o Falcão se preocupa com outros como ele que podem se encantar por uma suposta vida de enriquecimento fácil. Ou, em suas palavras: "...estou pensando nos milhares de rapazes como ele... esses, talvez, não tenham tanta sorte. Rapazes que perderam a confiança na lei, no mundo... e neles mesmos. Rapazes que não tem em quem confiar.. não tem nada, a não ser a rebeldia contra o sistema. Aonde irão eles? Que poderão fazer? Que chances terão?"

A resposta para a pergunta do Falcão depende dos próprios heróis, quando estes fazem o impossível para salvar pessoas como Jody e, mais que isso, poder servir de exemplo de que lutar pela dignidade ainda pode ser o caminho correto.

A+:

* Curiosa, para não dizer um tanto politicamente incorreta, a apresentação desse novo vilão, o Cara de Pedra. Ele não tem exatamente um superpoder, representando apenas um grande chefão do crime organizado de bairros pobres, especificamente no bairro negro do Harlem, onde o Falcão atua. Seu codinome se deve a parte de seu rosto ser afetado por paralisia facial.

* O Falcão, apesar de agora ser parceiro do Capitão América, também arrumou uma função em sua vizinhança. Sam Wilson age como assistente social e é respeitado por todos que conhecem seu trabalho.

* A parceria com o Falcão é mais definitiva do que se parece. Até mesmo a revista passa a se chamar Captain America and the Falcon. Um "detalhe" que duraria por anos, mostrando o sucesso da dupla e dando um ar mais urbano, com histórias mais voltadas para o submundo do crime, principalmente ambientadas nos bairros pobres onde atua o Falcão. De certa forma, essa ambientação tornaria a revista mais típica do Falcão do que do Capitão.

Isso é reflexo da chamada blaxpoitation, movimento surgido nos anos 70 e que apresentavam obras, principalmente cinematográficas, cujo os atores e diretores (além da temática) eram voltados ao público negro norte americano. Esse movimento também teve grande influência na música, uma vez que as produções apresentavam excelentes trilhas sonoras, feitas por grandes nomes como Isaac Hayes, James Brown, Barry White, Marvin Gaye, entre outros.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!

Eu simplesmente amei essa estória, esse clima mais 'pé-no-chão' ficou muuuuito legal.

Awww vamos aplaudir o Falcão depois dessa:
"...estou pensando nos milhares de rapazes como ele... esses, talvez, não tenham tanta sorte. Rapazes que perderam a confiança na lei, no mundo... e neles mesmos. Rapazes que não tem em quem confiar.. não tem nada, a não ser a rebeldia contra o sistema. Aonde irão eles? Que poderão fazer? Que chances terão?"

Amei o emprego do Sam, é tão perfeito para um herói <3

Por que a parceria entre Cap e Falcão termina? Foi pq eles cansaram de escrever estórias com os dos dois juntos como dupla ou Falcão ganharia sua própria revista?

Beijos
Jovie

Dark Marcos disse...

Ah, minha ansiosa leitora... veremos o que o futuro reserva a essa dupla dinâm... ops... editora errada. Enfim... vai levar um bom tempo ainda para que os dois sigam seus rumos... ou a revista siga outro caminho.