terça-feira, 14 de agosto de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 124

 - Chamada Geral nº 0 (Maio de 1970) publicada pela Editora Ebal

História:

* "Chamada geral" - Escrita por Pedro Anísio, desenhada por Eugenio Colonnese

Mais do que uma revista ou item da cronologia, Chamada Geral pode ser um dos itens mais curiosos já publicados no Brasil.

Na verdade, trata-se de um especial comemorando os 25 anos da Editora Brasil-América (Ebal), especializada em quadrinhos (uma das primeiras nesse quesito), onde os personagens publicados por ela comparecem para a festa. Isso culmina com uma espécie de encontro de personagens de diversos tipos, desde super-heróis, passando por personagens de contos de fadas e até mesmo figuras da História do Brasil.

Após a convocação, os personagens comparecem ao prédio da Ebal e lá ficam sabendo um pouco mais da história da editora, bem como sobre o funcionamento interno da empresa.

A+:

* Curiosidade (e b'Ota curiosidade nessa): Quando passeiam pelas instalações da editora, os personagens são guiados por uma espécie de repórter-mirim que aproveita a deixa para entrevistá-los. Esse garoto, no entanto, não era um personagem fictício, mas um dos funcionários "reais" da Ebal. E, em um futuro não muito distante, aquele menino, chamado Otacílio Costa d'Assunção Barros (ou simplesmente Otacílio, como frisa), seria conhecido também como Ota, famoso cartunista e editor brasileiro.

* O desenhista desse especial, Eugênio Colonnese, é um dos mais célebres desenhistas/roteiristas de histórias em quadrinhos no Brasil. De origem italiana, radicou-se no Brasil (país de origem de sua mãe) e ficou famoso pela criação da personagem Mirza, a mulher vampiro.

O notável de seu trabalho nesse especial é a variedade de estilos utilizada para desenhar a quantidade de personagens tão diferentes, do mais realista ao completamente cartunesco.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Fantástico isso! E eu também adoro um crossover então....

Você sabe quem é o personagem de máscara atrás do Cap? E o cara sem camisa ao lado do Batman??

Beijos
Jovie

Dark Marcos disse...

O mascarado atrás do Capitão é o Zorro (Lone Ranger), o justiceiro do faroeste. Já o sem camisa ao lado do Batman é ninguém menos que Tarzan.

Anônimo disse...

Ah obrigada :)

Lone Ranger é aquele do filme com o Johnny Depp né? (q tinha sido cancelado) Legal isso. Meu pai conhece esse persoangem :)

Beijos
Jovie

Dark Marcos disse...

Sim, é esse mesmo. Esse Zorro (não confundir com o Zorro capa e espada, que é outro personagem) tinha como parceiro o índio chamado Tonto que, aliás, será o personagem interpretado pelo Depp.

Anônimo disse...

Eu adoro o Zorro 'original', por assim dizer :)

A Record reprisou uma série beeeeeeeem antiga do Zorro, e um tempo atrás até uma novela mexicana - não lembro o ano, talvez 2010 ou um pouco antes.... - eu não seguia, mas o figurino era lindo, em especial os vestidos.
Já o segundo filme com o Antonio Banderas é horrível, nossa *muito* chato.

Beijos
J.