domingo, 22 de julho de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 99

 - Captain America 107 (Novembro de 1968)
> Publicada no Brasil na revista Homem de Ferro e Capitão América (Capitão Z) nº 28, pela Editora Ebal ("Se O Passado Não Morreu")


História:

* "If The Past Be Not Dead" - Escrita por Stan Lee, desenhada por Jack Kirby, artefinalizada por Syd Shores

Estressado com os últimos acontecimentos em sua agitada vida, o Capitão América começa a ter terríveis pesadelos. Preocupado com a própria sanidade, o herói se consulta com um novo amigo psiquiatra chamado Doutor Faustus.

Acontece que Faustus é um manipulador que receita medicamentos ao Capitão e estes lhe causam mais pesadelos. Para tornar as alucinações convincentes, o vilão ainda conta com uma equipe que o auxilia utilizando uma enorme quantidade de disfarces para convencer o Capitão que seu pesadelo pode ser real.

O golpe de misericórdia vem quando Faustus cria uma ilusão convencendo o Capitão América de que está ficando velho. Sentindo-se fraco, o herói é derrotado facilmente.

Mas, para surpresa de Faustus e seus homens, o herói mostra que estava fingindo e que pediu auxílio dos cientistas da SHIELD para estudar as pílulas que Faustus estava lhe dando. Criou ainda uma máscara de seu rosto envelhecido e enrugado, que ludibriou o vilão de uma vez por todas.

O psiquiatra ainda tenta revidar fisicamente, uma vez que é quase o dobro do tamanho do Capitão. Mas recebe um soco de misericórdia que o desacorda para ser preso pelos agentes da SHIELD.

A+:

* Apesar de não ser seu nome verdadeiro, Doutor Faustus já utilizou o nome de Edward Marlowe. O nome é uma homanagem a Christopher Marlowe, dramaturgo inglês, famoso por ter escrito a Trágica História do Doutor Faustus, que conta a história de um homem que vendeu sua alma ao diabo.

Curiosamente, as várias fontes de inspiração da obra de Marlowe levam a figura do suposto alquimista inglês Johann George Faust, que se dizia possuidor de poderes místicos e que estava envolvido com bruxaria. Muitas dessas histórias era do caráter manipulador de Johann, assim como é manipulador o caráter do Doutor Faustus.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Putz eu nem vi essa atualização ontem, esse fim de semana foi bem agitado aqui no "Âmago" =)

"Para tornar as alucinações convincentes, o vilão ainda conta com uma equipe que o auxilia utilizando uma enorme quantidade de disfarces para convencer o Capitão que seu pesadelo pode ser real." Vilão desocupado esse.

Fui ver como era esse Faustus, ele tem uma barba horrível!!!
Fora isso, gostei da personagem, ele voltaria a atazanar o Cap, ou agora só outros heróis do universo Marvel?


Eu li "Fausto" do Goethe, só não lembro de quem era a tradução, eles conseguiram manter as rimas - e com certeza traduzir e adaptar um poema alemão não é fácil.

Beijos
Jovie

Dark Marcos disse...

O Doutor Faustus e o Capitão ainda teriam uma looooooooonga história de inimizades. Seus talentos, inclusive, ainda seriam aproveitados dentro da própria SHIELD. Meio que em regime de concidional, eu diria.