quinta-feira, 19 de julho de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 91

 - Captain America 100 (Abril de 1968)
> Publicada no Brasil na revista Capitão América nº 16, pela Editora Bloch ("A Volta do Capitão América")


História:

* "This Monster Unmasked" - Escrita por Stan Lee, desenhada por Jack Kirby, artefinalizada por Syd Shores

A Agente 13, disfarçada de espiã do vilão Barão Zemo, é obrigada a atirar no Capitão América e Pantera Negra, para provar sua lealdade. No entanto, ela consegue ludibriar o vilão errando o tiro e frisando que o mais importante é utilizar um poderoso raio solar contra o arsenal americano, motivo pelo qual ela trouxe informações sigilosas a seu líder.

Ao receber as informações da suposta vilã, Zemo ainda acaba entregando que o painel a sua frente é importante para o controle do Raio Solar. A Agente 13 aproveita para, de dentro de sua maleta, disparar contra o painel, destruindo o controle do armamento de Zemo.

Capitão América e Pantera Negra conseguem escapar e ajudar a Agente 13 em uma fuga pela base de Zemo. No caminho, encontram um experimento humanóide conhecido como Destruição que, apesar de poderoso, é derrotado pelo trio.

As tropas de Zemo alcançam os heróis, mas o vilão é desmascarado como sendo um impostor. Trata-se de um dos pilotos do verdadeiro Barão Zemo, que jurou vingança depois da morte de seu líder. As tropas sentem-se enganadas e se voltam contra o piloto. No entanto, os criminosos se entregam ao saber que o exército de Wakanda, líderado pelo Pantera Negra, seu rei, os está cercando.

Na volta para casa, Capitão América oferece seu posto nos Vingadores para o Pantera Negra, uma vez que o novo amigo se mostrou habilidoso e benevolente o bastante para participar do grupo.

A+:

* Chega de ser dependente dos outros! Além da saída do Capitão América dos Vingadores (apesar de ainda ser um membro reserva), para poder se dedicar a sua própria vida, a nova fase do herói também se reflete editorialmente, quando o personagem ganha sua própria revista mensal.

Na verdade, a revista Tales of Suspense, onde as aventuras do Capitão América dividiam espaço com outro herói, o Homem de Ferro, passa a se chamar Captain America a partir do nº 100. Isso é reflexo do sucesso do desenhista Jack Kirby frente a arte do Capitão América no título.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!

"Além da saída do Capitão América dos Vingadores (apesar de ainda ser um membro reserva), para poder se dedicar a sua própria vida"
AGORA esse romance com a Agente 13 desenrola né??? Ele vai ter mais tempo livre, só falta ela tirar umas férias e pronto eles podem ter um segundo encontro!

Seria legal se o Pantera e o Cap lutassem juntos mais algumas vezes antes deste abandonar Os Vingadores.

E o que aconteceu com as estórias do Homem de Ferro? Elas continuaram lá após o título da revista mudar???

Beijos
J.

Dark Marcos disse...

O Homem de Ferro ganharia, também, sua própria revista mensal. E é interessante notar como havia uma certa troca/participação das equipes criativas entre essas duas revistas.

Os laços entre esses dois heróis desde sempre foram mais estreitos do que se planejava.