quarta-feira, 11 de julho de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 83

 - Tales of Suspense 94 (Outubro de 1967)
> Publicada no Brasil na revista Homem de Ferro e Capitão América (Capitão Z) nº 18, pela editora Ebal ("Se Isso For Modok")


História:

* "If This Be... Modok" - Escrita por Stan Lee, desenhada por Jack Kirby, artefinalizada por Joe Sinnott

Preso pelos agentes da IMA, o Capitão América é finalmente levado a presença de Modok. A criatura, por assim dizer, tem uma enorme cabeça, contendo um poderoso cérebro capaz de disparar rajadas de energia. Para se locomover, Modok utiliza uma espécie de cadeira voadora, uma vez que seu corpo de tamanho normal não é capaz de sustentar a desproporcionalidade de sua enorme cabeça.

Mas o herói e a agente da SHIELD (também refém de Modok) tem uma ajuda inesperada: os próprios agentes da IMA, cansados de servirem Modok (criação deles, que se tornou poderosa a ponto de dominá-los), aproveitam que o Capitão o distraiu e atiram contra ele, destruindo sua cadeira e o deixando imobilizado pela própria e enorme cabeça.

Os agentes da IMA tentam fugir da base, mas são abordados pelo Capitão América. A agente da SHIELD os rende, obrigando-os a se entregarem e os levarem em segurança. Modok, como último esforço, usa suas rajadas cerebrais para explodir a base secreta.

A+:
* O nome Modok, na verdade, trata-se de uma sigla que, no original, em inglês, significa Mental Organism Designed Only for Killing (Organismo Mental Desenvolvido Apenas para Matar).

* A chamada de capa da revista publicada pela editora Ebal, trazia o título dessa história, também publicada em suas páginas. Porém, foi utilizada a capa da revista onde foi publicada originalmente, nos Estado Unidos, que trazia uma imagem da história relacionada com o Homem de Ferro (personagem que dividia a revista Tales os Suspense com o Capitão América) onde ele enfrentava seu inimigo, o Homem de Titânio. Dessa forma, criou-se uma pequena confusão, já que a chamada dizia "Se isso for Modok" e mostrava o Homem de Titânio, dando idéia, ao leitor mais desavisado, de que o Homem de Ferro enfrentava alguém chamado Modok.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá!!

Ah, eu me lembro do Modok, ele? aquilo? e a IMA aparecem em "Os Vingadores-EMH", a Vespa fez tanta piada e o Thor também nem o levou a sério; na verdade Thor o chama de "repulsivo" kkkk (episódio 10 caso queira conferir)

Agora A Agente loira-sem-nome tá salva né? Ou vai ser raptada ou algo assim ANTES de ela ter a oportunidade de SE APRESENTAR ao Capitão América, sabe aquela coisa básica de "oi, eu sou COLOQUE AQUI o nome da personagem" ???

Beijos
J.

Dark Marcos disse...

Coitado do Modok... Eu gosto do Modok.

Quanto a Agente Loira (belo codinome), quando não está em perigo... ela procura perigo.
É um casal que trabalha demais, fato. Mas vai ter seu momento.

Anônimo disse...

Eu achei o Modok...tosco, me desculpa!

Agente Loira NÃO é um bom codinome, pobrezinha, ela merece algo melhor e se nó formos dar um codinome, então precisa ser melhor que isso, o mais clichê e óbvio seria Mata-Hari; tem outra espiã bem foda da época da 2ª Guerra e ela era americana, a Virginia Hall conhecida como Artemis, e já que isso lembra mitologia, por que não Psiquê? A Afrodite foi bem má com ela – e a coitada da Agente loira-sem-nome não está em melhores condições (quase morreu envenenada, foi seqüestrada, etc, etc), e no fim Psiquê consegue ficar com o amado...ou opções melhores mas não tenho nenhuma boa ideia agora; **OU** você pode me falar o nome da coitada mesmo que ainda não tivesse aparecido na hq. [Mas não é a Sharon né? Eu tô começando a achar que é ela mesma.]

Beijos
Jovie

Dark Marcos disse...

Calma que eu vou te falar... no seu devido tempo, é claro. Espere e verá!

Anônimo disse...

OK =)

J.