segunda-feira, 2 de julho de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 74

- Tales of Suspense 85 (Janeiro de 1967)
> Publicada no Brasil na revista Capitão Z nº 12 e 13, pela editora Ebal ("O Ataque de Batroc")

História:

* "The Blitzkrieg of Batroc" - Escrita por Stan Lee, desenhada por Jack Kirby, artefinalizada por Frank Giacoia

Capitão América descobre que a agente da SHIELD que foi envenenada (e que ele confundiu com uma garota de seu passado) está viva. Porém foi capturada pelos criminosos da organização conhecida como Hydra. Chegando ao local do cativeiro, graças a dica dos espiões da SHIELD, o herói é obrigado a enfrentar, novamente, o lutador Batroc. O vilão, no entanto, quando está sendo derrotado, percebe que a Hydra não tem intenção de cumprir o acordo de não matar o Capitão. Descontente com a falta de palavra de seus aliados, Batroc decide ajudar o Capitão.

Em uma inusitada união, herói e vilão lutam com os agentes da Hydra, encontram a garota e a resgatam. Mas é apenas uma trégua temporária, uma vez que Batroc foge em seguida, desejando uma próxima chance de enfrentar seu rival.

A+:

* Edição movimentada com todas as suas páginas focadas na luta entre Batroc e o Capitão. É algo incomum no período em que Stan Lee e Jack Kirby produziam as histórias dos heróis da Marvel. Uma das características dessas histórias era justamente apresentar uma grande quantidade de informação em poucas páginas de histórias (lembrando que o Capitão dividia a revista Tales of Suspense com histórias do Homem de Ferro, reduzindo pela metade esse espaço).

A intenção aqui, no entanto, não é exatamente apresentar uma história com vários fatos, mas corrigir um deles. A agente da SHIELD que se envolveu com o Capitão América anteriormente, saiu da história envenenada, praticamente condenada a morte. Mas, fato, não se afirmou que ela morreu. Essa história, portanto, tem mais a função de mostrar que ela sobreviveu, afinal, e agora está sendo reintroduzida nas aventuras do herói.

Outro detalhe rearranjado é a definição de quem eram os empregadores misteriosos de Batroc. Subentendesse que eram integrantes da organização criminosa conhecida como Hydra. Essa organização já vinha sendo desenvolvida nas histórias solo de Nick Fury e teriam importante relação, também, como os inimigos que o Capitão América enfrentava na Segunda Guerra.

Nenhum comentário: