segunda-feira, 30 de julho de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 109

 - Captain America 116 (Agosto de 1969)
> Publicada no Brasil na revista Homem de Ferro e Capitão América (Capitão Z) nº 34, pela Editora Ebal ("Muito Pior Que a Morte")

História:

* "Far Worse Than Death" - Escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan, artefinalizada por Joe Sinnott

O Caveira Vermelha, no corpo do Capitão América graças ao Cubo Cósmico, experimenta o que é ser respeitado pelos cidadãos americanos. Apesar disso, o vilão não vê essa boa fama como satisfatória. Sob o seu ponto de vista, já que ele é (ao seu ver) superior ao cidadão comum, então deve escravizá-los.

Já o Capitão América, no corpo do Caveira Vermelha, passa por apuros que seriam cômicos... se não fossem trágicos. Ele é obrigado a fugir da polícia como um criminoso comum (apesar de ser perseguido como um dos mais procurados vilões da história). Com muito esforço, chega até a mansão dos Vingadores apenas para ser derrubado por seus próprios colegas. Preso, ainda recebe a vista de Sharon Carter que, sob o domínio do Caveira, está ali para executá-lo. Mas o que a jovem sente pelo herói a impede de dar fim a sua missão. Isso irrita o Caveira Vermelha que, com o Cubo Cósmico, exila o herói (ainda em seu corpo) na ilha onde ficaram seus ex-asseclas, os Exilados.

Continua...

A+ :

* O Capitão América tem habilidades no volante tão fantásticas quanto sua capacidades físicas. Isso é comprovado quando ele foge da polícia (no corpo do Caveira Vermelha) e dá um show na estrada. Essa capacidade ele aprimorou nos tempos da Segunda Guerra, quando fazia quase malabarismo com sua moto.

* Na edição brasileira, publicada pela Editora Ebal, os desenhos dessa história foram creditados erroneamente a Archie Goodwin.

* O Capitão América continua tomando conta das histórias do Homem de Ferro, mesmo depois de ter suas própria revista mensal. As aventuras do herói foram inseridas na revista Tales of Suspense, onde o Homem de Ferro era a principal atração. Logo, os dois heróis dividiam cada um metade da revista. Com o tempo, o trabalho do desenhista Jack Kirby fez com que as aventuras do Capitão América se destacassem mais e isso ficou evidente a ponto do herói ganhar sua própria revista. Ou melhor, a revista Tales of Suspense passou a se chamar Capitão América, a partir da centésima edição. Com isso o Homem de Ferro foi "expulso" para sua própria revista mensal, com histórias desenhadas por Gene Colan. Por fim, a partir dessa edição, Gene Colan, que desenhava o Homem de Ferro, passa a ser desenhista oficial das aventuras do Capitão América. Parece até perseguição...

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá!!

Nossa o Cap está bem mal desta vez hein?! O Caveira Vermelha recuperou meu respeito.

Mas não é fascinante o modo como Captão América e Homem de Ferro estão sempre conectados de algum modo? Não é a primeira vez q vc comenta algo assim.

Beijos
Jovie.

Dark Marcos disse...

Pois é... dentro do universo Marvel não há amizade mais sólida (e mais tempestuosa) do que entre Capitão América e Homem de Ferro.

Anônimo disse...

Guerra Civil q o diga.....

beijos
J.