sábado, 28 de julho de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 105

 - Captain America 112 (Abril de 1969)
> Publicada no Brasil na Coleção Histórica Marvel nº 1, pela Editora Panini ("Para Que Não Esqueçamos")


História:

* "Lest We Forget" - Escrita por Stan Lee, desenhada por Jack Kirby, artefinalizada por George Tuska

A notícia da morte do Capitão América, assassinado pelas hordas da Hidra, chega até a Mansão dos Vingadores e choca Tony Stark, também conhecido como Homem de Ferro. Como uma espécie de ritual, o vingador acessa os arquivos históricos com a história do Capitão e relembra sua trajetória, de seu surgimento nos anos 40, passando pela descoberta de seu corpo congelado nos anos 60, seus inimigos mais bizarros, até seu suposto fim.

Resta apenas ao Homem de Ferro encerrar o arquivo com a promessa de que seu colega será vingado.

A+:

* Até então, não é novidade que os autores dedicassem as páginas das histórias do Capitão América para recontar a origem do herói, incluindo detalhes que tentavam consertar incongruências entre sua publicação nas décadas de 40 e 60. Essa estratégia, utilizada para situar leitores novatos quanto a quem era o herói, vai um pouco mais além aqui, mostrando uma espécie de resumão de TODAS as histórias do Capitão.

Porém, essa edição-chave tem um outro atrativo. Todo esse resumo é desenhado por aquele que foi o principal desenhista do personagem (e também co-criador): Jack Kirby. Por se tratar de uma narrativa com melhores momentos, Kirby mostra cada época em cenas que mais parecem quadros em um museu, mostrando sua característica arte. Todos os vilões mostrados nas lembranças da era de ouro do herói, por exemplo, foram criações do artista naquela época. Infelizmente, esse detalhe também é uma espécie de despedida de Kirby das histórias do herói, algo que se nota no carinho dedicado a narrativa. Kirby, no entanto, ainda continuaria na editora Marvel, desenhando histórias do Quarteto Fantástico e do Thor.

Nenhum comentário: