quarta-feira, 25 de julho de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 102

 - Avengers 60 (Janeiro de 1969)
> Publicada no Brasil na revista Heróis da TV nº 37, pela Editora Abril ("Até Que A Morte Nos Separe")


História:

* "...Till Death Do Us Part" - Escrita por Roy Thomas, desenhada por John Buscema, artefinalizada por Mickey Demeo

O casamento de Vespa e... Jaqueta Amarela? Como assim Jaqueta Amarela?

Pois bem... foi com esse mesmo espanto que o Capitão América recebeu o convite de casamento de sua colega nos Vingadores. Depois de tantos anos namorando Hank Pym, a super-heroína Vespa decide trocá-lo pelo novato e misterioso Jaqueta Amarela. E o mais espantoso: o que se sabe é que o Jaqueta matou Hank Pym, fazendo-o reduzir de tamanho e ser devorado por um inseto. Ou seja, além de novato e arrogante... tratava-se de um assassino... e de um dos vingadores! Mesmo assim, Vespa defende com unhas e dentes (e ferrões?) a presença de seu noivo.

A cerimônia de casamento se dá na própria Mansão dos Vingadores, com a presença de vários heróis da Marvel. Desde os X-Men e o Quarteto Fantástico, passando por Demolidor, Doutor Estranho e Nick Fury. Mas a festa ficaria mais movimentada quando a Mansão é invadida pelo Circo do Crime. O grupo de vilões, do qual os integrantes são estereótipos circenses, acaba se dando mal com uma sala cheia de heróis. Mas o mais surpreendente de tudo é quando o próprio Jaqueta Amarela resolve agir... aumentando de tamanho... e revelando ser... Hank Pym! Esse é o golpe de misericórdia nos vilões.

Tudo é explicado quando o casal recém-enlaçado explica que Hank sofreu, nas palavras da Vespa, de uma esquizofrenia acidental. Um acidente em seu laboratório fez com que ele libertasse sua personalidade mais extrovertida e impulsiva, ao contrário do recatado cientista Pym, assumindo assim uma outra identidade... a de Jaqueta Amarela.

Tudo explicado, cerimônia feita, vilões detidos... e todos foram felizes para sempre.

A+:

* Na época da publicação no Brasil pela Editora Abril, foram feitas adaptações na história que acabaram saindo fora do controle. A heroína Crystalis, personagem corriqueira do grupo Inumanos, tem seu nome mudado para... Verônica, uma simples amiga da Vespa. Uma das características visuais dessa personagem são seus longos cabelos loiros, entrecortados por um detalhe negro. Para disfarçar isso (afinal, a modesta Verônica iria chamar muito a atenção), a personagem teve os cabelos recoloridos para se tornarem totalmente loiros. Além disso, sua roupa também recebeu retoques para parecer um vestido comum, uma vez que, na época, a personagem participava do Quarteto Fantástico e estava usando o característico uniforme do grupo.

Por falar em Quarteto, juntamente com "Verônica", a Mulher-Invisível auxiliava Vespa com o vestido de noiva. Apesar disso ser citado, as adaptações de personagens foram feitas de forma tão "empolgante" que acabaram mudando a cor dos cabelos loiros da heroína também, quase a transformando em uma outra personagem.

* Apesar da Mansão estar repleta de heróis, estranhamente, quando o Circo do Crime ataca, apenas os membros ativos dos Vingadores participam da batalha. A impressão que se dá é que NINGUÉM ficou para cortar o bolo. Talvez porque estivessem ocupados em levar o recheio do mesmo embora. Tratava-se da cobra gigante da Princesa Piton, vilã integrante do Circo do Crime.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Ou seja, além de novato e arrogante... tratava-se de um assassino... e de um dos vingadores!"
[Eu já li tudo e sei que é o Hank] porém nesse caso eles não deveriam ter chamado a polícia para prender o cara por homicídio? E como assim eles não iam interferir? A Jan estava dizendo que ia casar com um assassino e eles simplesmente iam ao casamento como se não tivesse NADA de errado nisso?

O Circo do Crime não é muito esperto. Só tinha herói ali e eles atacam assim mesmo? Se eles tivessem um super-mega-plano aí tudo bem,nesse nível de inteligência eles deveriam contratar o Pedro Pote de Pasta.

APESAR de haver algumas coisas bem erradas nisso tudo, foi um casamento memorável!

Solidariedade Zero né? No próximo casamento que acontecer na Mansão dos X-Men ou do Quarteto, se alguém atacar é bom Os Vingadores NÃO reagirem também!

Beijos
Jovie

Dark Marcos disse...

Creio que o Circo do Crime ficou tão pasmo com a passividade dos heróis, que resolveu arriscar.
Como disse, uma cerimônia de erros, mas memorável.