terça-feira, 24 de julho de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 101

 - Captain America 109 (Janeiro de 1969)
> Publicada no Brasil em Coleção Histórica Marvel nº 1, pela Editora Panini ("O Herói do Passado")


História:

* "The Hero That Was" - Escrita por Stan Lee, desenhada por Jack Kirby, artefinalizada por Syd Shores

Em um bate papo com Nick Fury, Steve Rogers conta sobre sua origem como Capitão América. De sua adolescência como um franzino garoto (recusado pelo exército) até o experimento governamental que o tornou um supersoldado.

Trata-se de uma revisão em sua origem, sem muitas mudanças. Afinal, é desenhado pelo mesmo Jack Kirby que co-criou o personagem na década de 40. Inclusive é interessante comparar a diferenças de estilo do mesmo artista, que evoluiu durante as décadas. Como curiosidade, são mostradas algumas cenas inéditas da mesma história, como a infiltração nazista que causou a morte do cientista responsável pelo projeto que tornou Steve o Capitão América.

A+:

* Aqui é revelado que o nome do cientista que "criou" o Capitão é Josef Reinstein. Durante os anos seguintes, os autores criaríam a explição que esse era um codinome secreto e que seu verdadeiro nome era Abraham Erskine.

4 comentários:

Anônimo disse...

É a 2ª vez que essa estória é recontada!! E vai acontecer outra vez não vai? Quantas vezes mais será repetida a estória da origem do Cap??

Mas eu achei linda a capa da revista.

Beijos
J.

Dark Marcos disse...

Na verdade, recontar a origem do personagem é uma forma de renovar o público leitor, visando deixar a par os novos que surgem durante o tempo em que a revista é publicada.
É claro que, para os veteranos que continuam a acompanhar, essa estratégia tem um tom repetitivo. Por outro lado, há uma ou outra novidade/detalhe não mostrada anteriormente que pode enriquecer a mitologia do herói para aqueles que o conhecem de longa data.

Anônimo disse...

Olá!!!!

"Por outro lado, há uma ou outra novidade/detalhe não mostrada anteriormente que pode enriquecer a mitologia do herói para aqueles que o conhecem de longa data." Não é bem verdade. É coisa que eles criam agora de última hora mesmo. Dá primeira vez aquilo não tinha acontecido não.

Por outro lado, dá para resumir a estória básica de origem em seis quadros e deixar ali, em algum canto da revista para o novo leitor, tipo assim:
1º quadro: Steve franzino
2º quadro: mostra o soro do super soldado.
3º quadro: novo Steve.
4º: Steve socando algum nazista e o Bucky do lado.
5º: Steve congelado.
6º: Steve descongelado cercado pelos Vingadores.
Pronto. É o básico do básico sobre a personagem e não precisa ficar repetindo a mesma estória a cada cinco anos!

Beijos
Jovie

Dark Marcos disse...

E não é que ela acaba de nos brindar com um roteiro de quadrinhos?
Que prodígio essa menina!