domingo, 24 de junho de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 66

 - Tales of Suspense 78 (Junho de 1966)
> Publicada no Brasil Biblioteca Histórica Marvel - Capitão América nº 1, pela editora Panini ("Eles")

História:

* "Them" - Escrita por Stan Lee, desenhada por Jack Kirby, artefinalizada por Frank Giacoia


Nick Fury visita a Mansão dos Vingadores para se informar se o grupo sabe algo sobre a organização criminosa conhecida como "Eles", formada por cientistas dedicados a criar armas de destruição. No local, o coronel da SHIELD encontra apenas o Capitão América, uma vez que o herói deu folga para os demais integrantes.

O encontro é interrompido por algo inusitado. Os "Eles" enviam uma espécie de criatura humanóide capaz de se adaptar a cada situação enquanto ataca. Munida de cilindros com elementos químicos diversos, quando misturados podem transformá-lo em um ser com uma espessa camada de gelo e até se tornar feito de ferro. Quando os veteranos heróis, após uma árdua batalha, conseguem derrotar a criatura, ela "apodrece" mostrando ser um humanóide artificial. O que não sabem é que os cientistas preparam um exército com essas criaturas.

Apesar do Capitão América estar desesperadamente procurando por Nick Fury nos últimos dias, com o intento de se alistar na SHIELD, agora o herói parece ter encontrado seu rumo e prefere ficar com os Vingadores. Mesmo assim, Fury deixa passe livre para o Capitão, quando ele precisar.

A+:

* O curioso encontro de Capitão América com o agente Nick Fury mostra dois heróis que atuaram na Segunda Guerra e que não envelheceram nem um pouco nas décadas seguintes. O Capitão foi congelado durante esse tempo após uma explosão que o lançou em águas geladas. Já Nick Fury, agora um dos grandes nomes da agência de espionagem SHIELD, dotada dos mais fantáticos itens tecnológicos e científicos, mantém sua idade graças a Fórmula do Infinito, que interrompeu seu envelhecimento.

* Para selar uma espécie de parceria com o Capitão, Nick Fury lhe entrega um distintivo de agente prioritário da SHIELD. É o primeiro super-herói do Universo Marvel fora da organização a se tornar um membro reserva. Essa parceria também se extenderia entre as revistas, uma vez que vários eventos que apareciam na revista Strange Tales (onde eram publicadas as histórias solo de Nick Fury) eram citadas na revista Tales of Suspense (nas histórias do Capitão).

* A organização chamada "Eles" tinha um misterioso e temido líder conhecido como O Imperador (que não aparece nas histórias iniciais). Seria a gênese do que foi chamado mais tarde de Império Secreto. Outra importante organização ao qual pertenciam os cientistas da "Eles" era a I.M.A., sigla de Idéias Mecânicas Avançadas. Eram caracterizados por uniformes amarelos, todos iguais, e com uma espécie de máscara que se assemelhava a uma enorme cartola enfiada em suas cabeças.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fórmula do Infinito...hum, eu deixei escapar alguma coisa? Não lembro dela ter sido mencionada antes. E por que não tem vilões matando por esta fórmula? Por que não há ninguém vendendo isso? Seria a pessoa mais rica do mundo!

"Mesmo assim, Fury deixa passe livre para o Capitão, quando ele precisar." Ao menos agora o Steve tem emprego garantido =)

Império Secreto e a Maggia chegaram a se unir em algum momento?

Beijos
Jovie

Dark Marcos disse...

Na verdade, não ouvimos falar nessa fórmula por aqui porque ela é meio que exclusivo das aventuras do Nick Fury, que eram publicadas na revista Strange Tales.

A Maggia, o Império Secreto e outras organizações tem um certo intercâmbio de integrantes. O que existe é um congestionamento de organizações criminosas no Universo Marvel.