terça-feira, 19 de junho de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 61

 - Tales of Suspense 74 (Fevereiro de 1966)
> Publicada no Brasil no especial Biblioteca Histórica Marvel - Capitão America nº 1 , pela editora Panini ("O Sono Final")


História:

* "The Final Sleep" - Escrita por Stan Lee, desenhada por Jack Kirby e George Tuska


O Capitão América é detido por soldados da OTAN, que não acreditam muito na sua fantástica história sobre três robôs gigantes. O herói só consegue o apoio necessário quando um dos generais, que lembra de seus feitos na Segunda Guerra, ordena a esses mesmos soldados que o ajudem.

O terceiro robô, na verdade, é uma bomba com o formado da cabeça do Caveira Vermelha e se encaixa nos outros dois Hibernantes. A intenção é que o maquinário siga até o Pólo Norte e, lá, atinja o centro da Terra, acabando com o planeta. Esse era o plano do vilão: se o nazismo não pudesse conquistar o mundo, então este mundo seria destruído.

O Capitão América salta de um avião da OTAN e se agarra na bomba voadora. Em cima dele, instala uma maçarico que fica constantemente aquecendo a bomba. O herói salta no mar e vê a bomba explodir sem alcançar seu objetivo.

A+:

* A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma aliança militar formada inicialmente pela Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal e Reino Unido. Posteriormente, outros países fariam parte da organização. Foi fundada em 1949, daí o estranhamento dos soldados nessa história em ver um "Capitão América", uma vez que o herói foi dado como desaparecido desde 1945.

* Gotterdammerung é a versão do Ragnarok da mitologia nórdica, transposta pelo compositor Richard Wagner para a ópera do mesmo nome (Crepúsculo dos Deuses, traduzido do alemão). Trata do fim do mundo, profetizado pelos deuses. Nessa história de Tales of Suspense, esse "fim do mundo" é citado como o maior desejo do Caveira Vermelha por destruir o planeta, uma vez que o nazismo foi derrotado.

Nenhum comentário: