domingo, 3 de junho de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 45

 - The Avengers 17 (Junho de 1965)
> Publicada no Brasil na revista Biblioteca Histórica Marvel - Os Vingadores nº 2 , pela editora Panini ("Quatro Contra o Minotauro")

História:

* "Four Against The Minotaur" - Escrita por Stan Lee, desenhada por Don Heck, artefinalizada por Dick Ayers e Mike Esposito


Na primeira reunião do segundo grupo de Vingadores, o Capitão América, atual líder, propõe que encontrem o Hulk e o reintegrem na equipe, uma vez que, entre todos eles (Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate, Mercúrio e o próprio Capitão), não há nenhum herói com superforça, o que pode pesar em uma batalha de grandes proporções. Para dinamizar essa busca, o grupo recorre até mesmo a divulgação pela mídia. O que o grupo não sabe é que o Hulk está ocupado enfrentando o vilão Líder, que o capturou.

Em uma sessão de treinamento, os Vingadores são atacados por um enorme robô que, derrotado, lhes transmite uma mensagem sobre o Hulk estar no deserto. Mas tudo não passa de uma armadilha do vilão Toupeira, que os guia para uma cilada. Coincidentemente, a batalha entre o Hulk e o Líder se dá a pouca distância da armadilha do Toupeira. Mas, mesmo assim, o grupo não irá encontrar seu antigo integrante.

Enquanto os heróis procuram pelo Hulk, são tragados por uma profunda abertura subterrânea. Salvos devido a liderança tática do Capitão América (que coordena suas respectivas habilidades), os Vingadores descem pela abertura e se deparam com uma extensa galeria de cavernas. Seguindo por elas, os heróis encontram uma enorme e selvagem criatura, que muito se assemelha ao mitológico Minotauro. No meio do confronto com o monstro, Mercúrio é isolado do grupo por um deslizamento de terra. O herói supervelocista é atacado pelas criaturas subterrâneas que servem o Toupeira e o levam até o vilão. A intenção do Toupeira é que Mercúrio revele como adquiriu seus poderes de supervelocidade. O que o vilão não sabe é que o herói é um mutante, ou seja, já nasceu com tais poderes.

O restante dos Vingadores procuram por Mercúrio enquanto são atacados novamente pelo Minotauro. Utilizando seus poderes mutantes, a Feiticeira Escarlate prende os chifres da criatura em um bloco de xisto. Os Vingadores encontram o Toupeira e Mercúrio, mas o vilão, sentindo-se derrotado (afinal, o grupo escapou do poderoso Minotauro), os envia de volta para a superfície.

Apesar da busca pelo Hulk ter fracassado, o Capitão América ressalta que a aventura acentuou o quanto essa equipe está sincronizada, aproveitando ao máximo o potencial de cada integrante.

A+:

* Apesar do Capitão América ser o líder da equipe, conhecido por sua fama passada, o maior problema aqui é lidar com um grupo totalmente disfuncional. Mercúrio e Feiticeira Escarlate pertenciam ao grupo Irmandade de Mutantes, liderados pelo vilão Magneto, inimigo dos X-Men, e desistiram de seguir os ideais extremistas do terrorista. Gavião Arqueiro redimiu-se a pouco tempo, sendo até então um vilão, em parceria com a Viúva Negra. Além disso, não consideram o Capitão América por seu mérito como herói da Segunda Guerra. Pelo contrário. Justamente por isso, o julgam uma "velharia" que talvez não tenha condições de liderar. Essa discordância parte principalmente da rebeldia juvenil do Gavião Arqueiro e da arrogância de Mercúrio, herança dos ideais de Magneto, que pregava que os mutantes são uma raça superior.

4 comentários:

Anônimo disse...

Bem detalhado, gostei!

"Para dinamizar essa busca, o grupo recorre até mesmo a divulgação pela mídia." LOL

E o Minotauro continuou por lá...mas o que ele era? Uma experiência que não deu certo, uma verdadeira criatura mitológica? O quê?

Aff eles entraram para o grupo e nem para respeitar o Cap!

Beijos

Dark Marcos disse...

Esse minotauro não se refere ao mitológico. É uma das inúmeras criaturas que habitam o mundo subterrâneo dominado pelo Toupeira.

Anônimo disse...

Esse mundo subterrâneo é um perigo! Homens-lava, pseudo-minotauros, o Toupeira...

Beijos
J.

Dark Marcos disse...

...esgoto... metrô lotado...