quarta-feira, 9 de maio de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 20


- Captain America Comics 60 (Janeiro de 1947)
> Publicada no Brasil na revista O Guri nº 168 ("O Homem-Mosca")


História:

* "The Human Fly" - Desenhada por Mike Roy, artefinalizada por Al Avison

Um artista de circo se apresenta com um traje cheio de ventosas, capaz de subir por uma grande e alta cerca. O nome da atração é "O Homem Mosca". Mas, em uma apresentação, o artista cai e adquire medo de alturas. Promete para sua namorada que irá arrumar um emprego onde possa recuperar a coragem de escalar lugares altos.

Tempos depois, um lavador de janelas de edifícios testemunha um homem guardando jóias em uma das salas do prédio que escala. Logo, uma idéia lhe vem a cabeça e ele aparece utilizando o uniforme de Homem Mosca. Capitão América e Bucky testemunham um dos seus roubos e, como haviam visto o show do circo, após uma breve batalha (e fuga do vilão) seguem direto para prender o artista. No entanto, o artista não é o culpado pelos crimes. De fato arrumou um emprego para perder medo de alturas... mas cuidando da iluminação do circo. O que conta é que sua roupa especial foi roubada.

Desculpando-se do artista, a dupla logo encontra o novo vilão e o segue até um farol, onde há uma valiosa coleção guardada. Na fuga, o novo Homem Mosca tropeça em barris de melaço que, ironicamente, o prendem no chão por suas ventosas.

A+:

* A capa original dessa edição apresenta uma pequena informação em uma de suas pontas: a Marvel Magazine. Apesar disso, não significa que o universo Marvel estava formado, algo que aconteceria apenas na década de 60. A informação é o que a tradução literal quer realmenter dizer, ou seja, que se trata de "uma revista maravilhosa". Mas já era o início de uma idéia que seria, futuramente, investida por Stan Lee que, jovem, já fazia parte da redação da editora Timely.

* A edição original ainda considera Steve Rogers como esse Capitão América, como lembra Bucky ao chamá-lo. Porém, para efeitos de cronologia, o personagem realmente sumiu em 1945, sendo este Capitão com a identidade secreta de Jeff Mace e o Bucky continua sendo Fred Davis.

2 comentários:

Anônimo disse...

Achei esse caso tão simples, a própria polícia poderia se encarregar.

"A capa original dessa edição apresenta uma pequena informação em uma de suas pontas: a Marvel Magazine." é quase um easter egg, né? [De certa forma, já que ninguém imagina o que tudo isso iria se tornar] :)

beijos
J.

Dark Marcos disse...

Eu diria que é mais do que um easter egg. Eu diria que é... Stan Lee! Ele já estava na redação da Timely e, desde cedo, já mexia seus pauzinhos.