segunda-feira, 7 de maio de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 18

 - Captain America Comics 56 (Maio de 1946)
> Publicada no Brasil na revista O Guri nº 218 ("Assassinos de Casbah")


História:

* "The Casbah Killer" - Desenhada por Don Rico, artefinalizada por Vic Dowd

Após a Segunda Guerra, a Europa recebe ajuda com mantimentos para os sobreviventes de guerra. No entanto, o governo americano desconfia que há um desvio desses mantimentos em Argel. Para investigar, convocam Capitão América e Bucky.

Em Argel, os heróis são recebidos por um espanhol que idolatra a cultura americana (e o Capitão América, consequentemente), chegando ao ponto de adotar até um nome americanizado. Mas esse fanatismo americano chega ao ponto do espanhol até mesmo ser um gangster e, na verdade, planejar a morte dos heróis.

A dupla é auxiliada por uma misteriosa moça chamada Sari, que lhes dá dicas dos perigos que estão correndo, ajudando-os a desmascarar o vilão espanhol  e descobrir que é ele quem  desvia os mantimentos dos sobreviventes.

A+:

* O escritor Don Rico era talentoso e produtivo... mas também era considerado um agitador dentro da redação da Timely/Atlas (futura Marvel). Era contra um suposto estrelismo de Syd Shores, principal artista da editora na época, e vivia indo contra decisões do próprio Martin Goodman, chefão da Timely, levando um seleto grupo com ele.

Curiosamente, quando se diz que Stan Lee se tornou editor-chefe muito jovem, com 19 anos, Rico também se embrenhava na área mais administrativa da empresa do que o próprio Lee... que era parente próximo de Goodman.

Nenhum comentário: