domingo, 6 de maio de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 17

 - Captain America Comics 54 (Março de 1946)
> Publicada no Brasil na revista O Guri nº 282 ("Scarface, o Filme da Morte")


História:

* "Scarface and the Script of Death" - Escrita por Bill Finger, desenhada por Vince Alascia

Capitão América e Bucky assistem a gravação do filme "A Morte de Scarface". No entanto, as mortes que ocorrem durante as filmagens parecem estar realistas demais. Atores e produtores estão sendo assassinados de verdade.

A investigação da dupla leva até um dos produtores que, juntamente com um ator que foi arruinado devido a um incêndio passado, decidem se vingar de seus antigos colegas.

A+:

* A participação de Bill Finger nos roteiros marca uma grande semelhança do vilão dessa história com outro vilão dos quadrinhos: o Cara-de-Barro, inimigo do Batman criado pelo desenhista Bob Kane, parceiro de Finger na criação deste herói (porém para a editora DC Comics). Curiosamente, Finger voltaria a DC Comics décadas depois e criaria o segundo vilão com esse mesmo nome, porém com uma origem e conceito diferentes.

* O nome da história (e o fato de ocorrer no ambiente cinematográfico) facilmente leva o leitor a lembrar do clássico filme "Scarface, a Vergonha de uma Nação", dirigido por Howard Hawks e estrelado por Paul Muni, em 1932. Baseado na mesma história de Armitage Trail, houve uma versão filmada em 1983, dirigida por Brian de Palma e estrelada por Al Pacino (tendo Oliver Stone como um dos roteiristas). Ambos abordando o submundo do crime, a diferença entre as duas versões é que a de 1932 focava o contrabando de bebidas alcoólicas, enquanto a versão da década de 80 focava na cocaína.

Nenhum comentário: