terça-feira, 1 de maio de 2012

O DIÁRIO DE STEVE ROGERS - Parte 12

 - Captain America Comics 42 (Outubro de 1944)
> Publicada no Brasil na revista O Guri nº 135 ("Águas da Morte")


História:

* "Waters of Death" - Desenhada por Vince Alascia, artefinalizada por Mike Sekowsky

Capitão América e Bucky investigam sobre as ameaças de morte a um famoso milionário. Seguindo-o até uma festa em sua mansão, são testemunhas de sua morte quando este mergulha na própria piscina. Verificando as marcas em seu corpo, o herói encontra na água uma espécie de animal marinho venenoso, colocado lá com a óbvia intenção de matá-lo.

Os heróis aguardam durante a noite e se deparam com um homem que retira o animal da piscina. O perseguem até seu esconderijo e descobrem que se trata de um cientista que mantém inúmeros animais marinhos mortais em seu laboratório. Este procurava vingança contra o milionário por este não financiar seus experimentos. Ao esquivar-se da dupla, o vilão cai em um tanque com um polvo venenoso gigante e, mesmo com o Capitão conseguindo livrá-lo, morre logo em seguida.

A+:

* Desde o número anterior, Vince Alascia passa a ser o desenhista regular das aventuras do Capitão América (ainda que Syd Shores esteja no título em algumas histórias do herói). Na verdade, Alascia já vinha desenhando algumas edições anteriores, mas não de forma tão regular.

* A criatura marinha encontrada na piscina (e que acabou envenenando o milionário) é conhecida como caravela-portuguesa. Trata-se de um animal parecido com uma água-marinha ou medusa e de incrível capacidade tóxica. Uma peculiaridade é que a caravela-portuguesa não nada pelos oceanos. Fica flutuando a deriva e capturando seu alimento com seus tentáculos que chegam a medir alguns metros. Apesar desse alcance, seu corpo azulado e transparente (quase imperceptível, o que o torna mais mortal) é relativamente pequeno.

* O cientista/pesquisador que atua como assassino do milionário é um ictiologista, zoólogo especializado em peixes. No entanto, a ictiologia pode ser uma área mais abrangente, englobando biologia marinha, limnologia e oceanografia.

Nenhum comentário: