terça-feira, 13 de março de 2012

LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS - Parte 638

 - Dreamwar 1 (Junho de 2008)

História:

* "Chimera Rising" - Escrita por Keith Giffen, desenhada por Lee Garbett, arte finalizada por Trevor Scott

Em meados dos anos 80, houve uma explosão de popularidade dos quadrinhos de super-heróis, catapultando o nome de escritores e desenhistas desde então. Essa tendência continuou crescendo até a década seguinte, onde praticamente o mercado de quadrinhos implodiu.

Os mais renomados profissionais da área tornaram-se independentes das grandes editoras e formaram suas próprias ou partiram para empreitadas mais pessoais. Uma dessas novas direções foi a editora Image. Uma de suas grandes estrelas, o desenhista Jim Lee, então um dos nomes mais populares da Marvel Comics (onde, entre outros títulos, desenhou os X-Men), criou seus próprios personagens que se tornariam mais tarde parte de uma espécie de universo particular, conhecido como Wildstorm.

Wildstorm se tornou um selo e, como a proposta inicial da Image era dar mais poder sobre os direitos dos personagens a seus criadores, Jim Lee decidiu barganhar sua nova criação... com uma grande editora, a DC Comics. É fato que a intenção dos novos autores era se tornar tão grande quanto as maiores editoras de quadrinhos (Marvel e DC), mas sua popularidade profissional não era o bastante para enfrentar décadas de experiência administrativa que as concorrentes acumulavam.

Inicialmente, o selo Wildstorm, agora publicado pela editora DC Comics, não misturava seus personagens com outros da casa (Superman, Batman, Liga da Justiça...). Com o tempo, porém, e graças aos inúmeros encontros de personagens de "universos" diferentes, o mundo criado por Jim Lee mostrava ter mais em comum com os tradicionais personagens do que se pensava.

Muitos desses encontros (comumente chamados de crossovers) aconteceram tanto na Marvel quanto na DC. Mas a consagração desses dois universos aconteceu na minissérie Dreamwar, onde se pode comparar claramente as diferenças entre dois mundos. Apesar de também conter super-heróis, o mundo de Wildstorm é mais cruel e sanguinário do que o do universo DC. Inclusive o caráter de seus heróis.

Nesse encontro definitivo entre esses dois mundos, várias edificações do universo DC simplesmente aparecem no universo Wildstorm. A Torre Titã, base de operações do grupo Novos Titãs aparece no meio de uma prisão onde o herói Majestic (espécie de Superman do mundo Wildstorm) entra em conflito com os estranhos jovens.

Na Rússia, um estranho foguete (com formas tão simples quanto uma nave desenhada por uma criança, simplesmente aparece encrustrado no solo gelado. Para os leitores mais veteranos essa cena traz uma lembrança bastante comum: a base de operações da Legião dos Super-Heróis tem justamente o formato de um foguete enfiado na terra.

As autoridades locais e o grupo de heróis conhecido como Stormwatch (espécie de grupo que atua livremente por todo o planeta) investigam a localidade e não encontram dois distintos cavalheiros: Camaleão e Rapaz Invisível, que se infiltram para descobrir onde estão afinal.

Continua...

Nenhum comentário: