sábado, 24 de dezembro de 2011

LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS - Parte 566

 - Legion of Super-Heroes 1 (Fevereiro de 2005)

História:

* "And We Are Legion" - Escrita por Mark Waid, desenhada por Barry Kitson, artefinalizada por Mick Gray

A estréia da nova Legião dos Super-Heróis mostra mais a nova ambientação e as releituras sobre os personagens já conhecidos. Não é intenção do escritor Mark Waid rever toda a história do grupo, recontando aventuras importantes de sua mitologia (como feito anteriormente). O grupo, por exemplo, não passa por um conto de sua origem, sendo que os heróis já tem uma interação que denota o tempo que estão juntos.

Há novidades no elenco como a volta de Solar e Colossal. Mas há diferenças curiosas que vão mais do que o visual. Este último, anteriormente, tinha o poder de aumentar seu próprio tamanho. Esse poder, de certa forma, permaneceu. Porém, ele agora pertence a uma raça de gigantes e tem o poder de diminuir de tamanho, ou seja, ficar do tamanho de um humano normal. Uma inversão que não muda o efeito. Outros detalhes radicalizam personagens, como no caso do Camaleão. Aqui é um personagem andrógino, uma vez que, por ser um transmorfo, capaz de se transformar em qualquer criatura... também pode transformar seu próprio sexo. A personagem conhecida anteriormente como Faísca (ou Moça Relâmpago) volta a ter o poder de diminuir o peso de objetos, do tempo em que usava o nome de Pluma. Com o poder contrário, de aumentar o peso, temos um Ástron que agora é negro.

O novo mundo onde as histórias são ambientadas é o inverso do que se possa imaginar em uma aventura de super-heróis. Ao invés de constantes perigos, as guerras e conflitos (assim como a fome e a pobreza) foram extintos e a humanidade vive uma espécie de marasmo cósmico. O clima de paz, porém, deixa todos os habitantes sem a capacidade de lutar quando surge algum problema. Pior que isso... quem toma a iniciativa de atuar em prol de uma causa nobre, é visto como baderneiro. Dessa forma, a Legião é tida como um grupo ativistas que desvirtua a juventude. Juventude essa que os idolatra, de fato, como ídolos.

A primeira missão mostrada nessa nova revista é a intervenção no planeta Lallor, onde os adultos reagem violentamente contra os jovens que são fãs da Legião. Tal intervenção é mal vista pela polícia e cabe a Cósmico servir como mediador do conflito.

A+:

- O escritor Mark Waid é mais conhecido pela minissérie O Reino do Amanhã (pintada por Alex Ross) onde mostra um futuro sombrio para os super-heróis da DC Comics. Entre seus outros famosos trabalhos estão uma excelente fase do herói Flash, onde o clima de aventura foi revitalizado, popularizando o personagem para a década de 90 e a releitura da origem do Superman, na minissérie O Legado das Estrelas.

Waid tem um carinho especial com a Legião dos Super-Heróis, uma vez que foi justamente uma história do grupo, publicada em 1968, onde era mostrado pela primeira vez o vilão Mordru, que influenciou toda sua carreira.

Nenhum comentário: