terça-feira, 28 de junho de 2011

LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS - Parte 415

 - Legion of Super-Heroes 92 (Maio de 1997)

Histórias:

* "Swan's Way" - Escrita por Tom McCraw e Tom Peyer, desenhada por Lee Moder, finalizada por Ron Boyd

História ambientada nos anos 50, com os legionários aparentemnte desmemorizados e vivendo como pacatos cidadãos de uma típica cidade americana nessa época. Além do visual característico e esterótipos como a juventude rebelde e o encantamento com obras de ficção científica, também temos a paranóia anti-comunista que utilizava alienígenas como vilões para demonstrar seu preconceito contra outros sistemas que (como julgavam) ia contra os costumes americanos. Tudo acompanhado de perto por agentes do governo prontos a eliminar qualquer tentativa de subversão.

Dentro desse ambiente, ao contrário dos outros legionários que se "escondiam" sob a pele humanóide, alguém como o insectóide Portal se destacaria por sua aparência nem um pouco humana, logo sendo hostilizado e considerado, além de invasor, um agente comunista. O problema é que ele é o único herói que parece se recordar da realidade: após viajarem pelo limbo temporal, alguns heróis foram separados em diferentes épocas e seus colegas aterrisaram em 1958.

Pouco a pouco, os heróis vão se lembrando de quem são e conseguem sair dessa época. O curioso é que Cósmico, que até então estava em coma, está totalmente lúcido aqui. Quando Satúrnia lembra desse fato, ele simplesmente "desliga" novamente.

Essa aventura, na verdade, é uma belíssima homenagem ao desenhista Curt Swan, falecido em junho de 1996, um dos mais importantes artistas a desenhar o Superman e também a Legião dos Super-Heróis. Aqui ele é representado por um professor de arte do grupo que, quando os vê voar, não fica nem um pouco espantado, justificando a arte de poder sonhar. A época retratada também marcou o artista, inclusive por sua paranóia anti-comunista, que influenciou os quadrinhos americanos, voltando-o para obras calcadas na ficção científica e gerando uma incrível quantidade de clássicos, muitas delas com participação de Swan.

5 comentários:

Anônimo disse...

Marcos vou lançar no meu
blog,http://capasdegibisdccomics.blogspot.com/
O gibi Legião de Super Herois v4 nº 97, e to com uma duvida a Eterea se chama fase nessa HQ, qual nome eu coloco, aguardo resposta.
Marcio Maxy

Dark Marcos disse...

Olá, Márcio.
Diversas reformulações durantes as décadas realmente causam essa confusão.
Etérea era o nome da personagem antes dessa reformulação que desencadeou na fase que você cita.
Fase era outra personagem, com os mesmos poderes, porém integrante do grupo L.E.G.I.Ã.O. que atuava no presente.
A resposta certa para sua pergunta é: Aparição. Este é o nome da personagem na fase que citou.
Espeto tê-lo ajudado.

Marcio Maxy disse...

Puxa marcos desculpa pela amolação e valeu pela informação cara vc ta de parabens vc é uma enciclopedia da legiao muito obrigado.

Marcio Maxy disse...

Valeu Marcos muito obrigado pela informação, vc é uma verdadeira enciclopédia da Legião, muito obrigado.

Dark Marcos disse...

Fique a vontade, Marcio. Este espaço é seu também. Grande abraço.