domingo, 15 de maio de 2011

LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS - Parte 365

- Impulse 9 (Dezembro de 1995)

Histórias:

* "Running in the Family" - Escrita por Mark Waid, desenhada por Humberto Ramos, finalizada por Wayne Faucher

As aventuras de Xs enquanto perdida no tempo. A legionária se desgarrou do grupo na primeira viagem temporal que fizeram e foi parar no mesmo período/destino da viagem, porém em um lugar diferente de seus companheiros. Para se localizar e ter alguma ajuda na volta pra casa, ela procura um outro velocista que é ninguém menos que seu primo: Impulso.

Impulso é um garoto que também nasceu e desenvolveu seus poderes de velocidade no futuro e foi levado ao passado, onde está sendo treinado por outros heróis velocistas. O grupo de pessoas com supervelocidade é encabeçado por ninguém menos que o super-herói Flash. O mentor de Impulso, no entanto, é o velocista Max Mercúrio. As aventuras do jovem herói são marcadas por um humor gráfico decorrente de suas ações... hã... impulsivas... e quase sempre irresponsáveis. Acaba sendo uma espécie de comédia de erros com super-herói, uma vez que as confusões que se mete acabam ajudando de alguma forma contra diversos vilões.

Como Mark Waid era responsável pelas aventuras envolvendo heróis velocistas (Flash e Impulso) e também, até então, participava dos roteiros da Legião dos Super-Heróis, a impressão que se tem é que estava preparando terreno para trabalhar com a personagem XS.

O principal problema de XS nessa viagem é a barreira da linguagem, motivo pelo qual procura por Impulso. No futuro, como a Terra é frequentada por várias raças alienígenas, criou-se uma língua universal, o interlac, que se tornou comum entre as raças. Para XS, em uma época em que o interlac ainda não existia, inglês era algo arcaico e até mesmo esquecido. Como parte da vida de Impulso se passou no futuro, o jovem tinha certo conhecimento de interlac, o que ajudou na comunicação entre ambos.

Também são exploradas as diferenças culturais entre as épocas. XS, por exemplo, não tinha necessidade de uma identidade secreta, uma vez que, no futuro, a Legião age abertamente diante do público. Mas essa liberdade acaba causando momentos constrangedores para Impulso, que tem a necessidade de uma identidade secreta em sua época (como a maioria dos super-heróis).

A ajuda para XS voltar ao futuro não viria de Impulso, uma vez que ele serviu apenas de intérprete e guia no mundo "do passado". Quem poderia lhe ajudar era o mentor Max Mercúrio... mas este se encontra em poder o vilão Savitar e seus ninjas... ninjas que, inclusive, estão atacando supervelocistas... e já encontraram Impulso e XS. Péssima hora para legionária visitar seus parentes...

Continua...

Nenhum comentário: