domingo, 19 de dezembro de 2010

LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS - Parte 240


- Legion of Super-Heroes 5 (Março de 1990)
.
Histórias:
.
* "Proclamation" - Escrita por Keith Giffen, Mary Bierbaum, Tom Bierbaum, Al Gordon, desenhada por Keith Giffen

Uma história da Legião dos Super-Heróis... SEM a Legião dos Super-Heróis!

Quando Mon-El destruiu o Senhor do Tempo a realidade foi alterada e o vilão bruxo Mordru agora é imperador de um universo que mais parece um sombrio mundo medieval. Com isso, praticamente todos os legionários estão mortos. A única lembrança de que eles existiam está na mente do jovem Rond Vidar. Curiosamente, Vidar tem essas lembranças porque era um gênio no que se diz respeito a viagem e manipulação temporal e sabe que algo está errado. Para provar suas teorias e consertar a realidade, conta com a ajuda da esposa do imperador, Glorith.

Glorith foi uma personagem das histórias da Legião dos Super-Heróis que não aparecia em décadas. Era uma espécie de parceira e aprendiz do Senhor do Tempo que durou pouco e foi apagada da existência. Nessa realidade, é a esposa de Mordru por pura ironia do destino. E é ela que, talvez para vingar seu antigo mestre, tenta um encantamento (lembrando que nessa realiade, a magia é dominante) para trazer o Senhor do Tempo de volta... nem que tenha que se tornar o próprio vilão.

A idéia, na verdade criada por Rond Vidar, parece falhar inicialmente, mas o universo começa a se transformar assim que o vilão Mordru desperta. E desperta tarde demais, pois todo o universo a sua volta está se dissolvendo.

O desenhista e escritor Keith Giffen já vem mantendo a quadrinização 3 x 3 por página (três quadros na horizontal por três na vertical) a meses. Mais que um estilo, é um exercício de criatividade sobre uma limitação imposta pelo próprio autor. Um momento brilhante dessa técnica é o resumo (em apenas uma página) onde não só ele mantém essa disposição, mas também deixa similar o próprio quadro, partindo de uma única cena onde se vê um círculo superior direito que em uma cena representa o planeta, em outro o sol, em outro um elemento de destaque narrativo... e assim por diante em 9 quadros diferentes. Tudo isso em um estilo de desenho parecido com vitrais para destacar o recordatório.
 

Nenhum comentário: