terça-feira, 3 de agosto de 2010


LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS - Parte 150 - Legion of Super-Heroes 297 (Março de 1983)

Histórias:

* "Mettle" - Escrita por Keith Giffen e Paul Levitz, desenhada por Keith Giffen

>No Brasil, publicada na revista Super-Homem nº 28, da Editora Abril, em Outubro de 1986.


Cósmico é um personagem que tem um peso muito parecido com o de Cíclope, dos X-Men da Marvel. Os dois são uma espécie de líderes simbólicos de seus respectivos grupos. Os escritores que os escrevem geralmente tem que se desdobrar para tentar convencer o público que eles tem sim o dom da liderança. Mesmo assim são eclipsados por outros integrantes pois lhes falta algo mais do que liderança. Falta-lhes certo... carisma!

Como a Legião dos Super-Heróis conta com vários personagens, existe um rodízio interessante de líderes do grupo, decidido por eleições de tempos em tempos. Dessa forma, Cósmico ainda tem a desculpa de não ser o líder absoluto, afinal. Mas é um dos fundadores... um dos três fundadores... da numerosa Legião. Os outros dois, Satúrnia e Relâmpago, faziam o papel da dama bonita e do rebelde (levemente rebelde), sobrando a Cósmico o peso de ser... o certinho. E a dama bonita e o rebelde acabam se casando. Afinal, o certinho tem que ser o bobinho pra deixar o triângulo mais interessante (e menos óbvio).

De fato, foram pouquíssimas as vezes em que Cósmico estrelou alguma história na Legião. Essa edição, no entanto, aproveita a recente morte de seus pais para lhe dar um pouco de fúria e destaque. Ainda assim, é uma daquelas histórias onde o final feliz e moralista mostra o mocinho chegando a conclusão que matar os assassinos de seus pais, o velho e bom "olho por olho", não é algo que seus progenitores apoiaríam. Mostra, enfim, que é um herói. Por mais bobinho que esse estilo pareça...

Nenhum comentário: