segunda-feira, 2 de agosto de 2010


LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS - Parte 149

- Legion of Super-Heroes 296 (Fevereiro de 1983)

Histórias:

* "What Do You Do The Day After Doomsday" - Escrita por Keith Giffen e Paul Levitz, desenhada por Keith Giffen >No Brasil, publicada na revista Super-Homem nº 27, da Editora Abril, em Setembro de 1986.

Mais do que uma história de tragédia familiar, essa edição traz o clima paranóico de uma época (quase uma década inteira) em que o mundo parecia uma grande bomba prestes a explodir.

Em meados da década de 80, o medo de um conflito nuclear, fruto da quase caquética (porém não morta) Guerra Fria, atingia o mundo todo de uma forma quase doentia. Mais do que o conflito em si, o temor era mais voltado aos efeitos de uma explosão nuclear e o que ela poderia fazer ao nosso planeta. Até mesmo a mídia aproveitou-se dessa paranóia e tornou os efeitos de uma explosão algo que só podia ser considerado sensacionalista. O mundo estava sendo bombardeado sim... mas não por artefatos nucleares. O filme "O Dia Seguinte" virou uma espécie de coqueluche da curiosidade mórbida, onde se mostravam os efeitos de uma explosão nuclear em uma pequena cidade. Só lembrando que se tratava de um mero telefilme, e não uma superprodução. Mas o medo vende!

Essa história da Legião lembra um pouco esse efeito, mostrando uma cidade terrestre sendo vítima de uma mini bomba nuclear que devasta toda a população. Entre mortos (carbonizados) e feridos (deformados pela radiação) temos a família do legionário Cósmico, que está alheio a tragédia em sua espécie de lua de mel.

Nenhum comentário: