sábado, 12 de junho de 2010

LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS - Parte 138


- Legion of Super-Heroes 282 (Dezembro de 1981)

Histórias:

* "If Answers There Be" - Escrita por Paul Levitz e Roy Thomas, desenhada por Jimmy Janes

O Mistério de Reflecto (parte 6 de 6)

Finalmente revelado o mistério de Reflecto / Ultra Rapaz / Superboy... e por mais amalucada que seja a explicação, dada a complexidade, tem o mérito de ter sido uma saga competente e um retorno... ou dois... feitos de forma criativa, sem ofender o bom gosto e a inteligência do leitor.

Recapitulando: Um misterioso novo herói surge ajudando a Legião dos Super-Heróis. Reflecto, como é chamado, faz com que todos pensem que se trata do Ultra Rapaz, um legionário dado como morto em uma situação misteriosa. Porém, quando é revelada a verdade, todos percebem que o disfarce escondia a identidade do Superboy. E, mesmo assim, o herói insiste em dizer que ele, de fato, é o Ultra Rapaz.

A explicação: Quando o Ultra Rapaz foi dado como morto, sua essência (ou alma ou algo que o valha) foi parar em uma espécie de limbo dimensional, no mesmo caminho para onde a legionária Etérea utilizava para transportar seu corpo entre dimensões (dando a impressão de que era intangível). Nesse limbo, Ultra Rapaz existia como um fantasma. Outro efeito que percebeu é que o tempo não transcorria de forma normal em sua situação. Com essa informação, decidiu ir pedir ajuda em Smallville, mais especificamente para o Superboy.

Ultra Rapaz, quase naturalmente, faz com que sua essência invada e tome o corpo do Superboy. Dotado desse enorme poder, o herói decide voltar para o futuro e pedir ajuda aos seus amigos. Porém, quando lá chega, alguma espécie de bloqueio mental o impede de viver naquele local. Acontece que essa era a garantia de que Superboy esquecesse os heróis do futuro. Essa garantia foi criada mentalmente por Satúnia, quando o garoto de aço descobriu, traumaticamente, sobre como os seus pais morreriam.

Para burlar a programação mental, Ultra rapaz cria uma nova identidade, Reflecto, e passa a ajudar os legionários. Com o tempo o disfarce caiu mas, como estava utilizando o corpo do Superboy, ninguém acreditava que se tratava do Ultra.

Ao retornarem ao passado de Smallville para tentar ajudar, os legionários se deparam com o próprio exército. Isso acontece por acreditarem que Superboy é um sabotador de armas nucleares. Acontece que o herói esteve realmente envolvido em um episódio com essa baixas, já que Ultra Rapaz, que ocupava seu corpo, acreditava que uma detonação poderia lhe dar impulso para seguir ao futuro. A tentativa falhou e Superboy ganhou a má fama. Para piorar a situação, os legionários descobrem que o vilão Senhor do Tempo está envolvido em toda essa confusão.

Pois bem... voltando para o tempo presente após esses acontecimentos, Superboy, Etérea e Vésper acessam o limbo dimensional e resgatam Ultra Rapaz. Após a aventura, ao voltar para o futuro, o grupo também leva o Superboy, que parece ser reintegrado ao grupo. Porém, o cuidado para que esqueça de tudo quando votlar ao presente é redobrado.

Uma saga que marca o retorno do garoto de aço, a mudança de status quo do grupo e alicerça a Legião dos Super-Heróis para as histórias futuras.


Nenhum comentário: