domingo, 6 de junho de 2010

LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS - Parte 133


- Legion of Super-Heroes 277 (Julho de 1981)

Histórias:

* "The Man Who Chained the Earth" - Escrita por Gerry Conway e Roy Thomas, desenhada por Jimmy Janes

O Mistério de Reflecto (parte 1 de 6)

Essa pequena e despretensiosa saga da Legião dos Super-Heróis é um marco na história do grupo por trazer dois integrantes de volta. Não que fosse nenhuma surpresa, mas a forma competente como foi feita mostra que histórias de "retornos" de personagens que partiram podem, sim, serem criativas quando bem escritas. Tanto é que a Legião tem seu status quo alterado depois disso.

Tudo isso planejado por um expert no que se refere a super-heróis: o escritor Roy Thomas. Conhecido por seu trabalho em dar lógica e cronologia ao Universo da editora concorrente, a Marvel, Thomas meio que serve de consultor nessa área. Por isso, trata de arrumar certas pontas soltas antes que se saia dos eixos de vez e os personagens se percam na própria mitologia. Com isso, traz outro grande escritor para a série: Paul Levitz que, a partir de então, tem um caminho mais firme para seguir com as histórias da Legião e fazer com que os heróis do futuro sejam um dos maiores trunfos de sua carreira e mesmo dos quadrinhos de ficção científica.

Nessa primeira parte, ao salvar um navio que está afundando, a Legião dos Super-Heróis é salva por um novo e misterioso herói: Reflecto, que surge do nada para auxiliá-los. Apesar do visual diferente, tudo leva a crer (inclusive ao leitor) que trata-se do desaparecido Ultra Rapaz, mesmo porque a pista é dada quando Reflecto resgata a heroína Etérea, namorada do Ultra.

Reflecto desaparece da mesma forma que surgiu... e os alienígenas salvos contam que a embarcação foi atacada pelo vilão Grimbor. Apesar de ser um vilão aparentemente de segunda, do tipo temático (todas as suas armas e armadilhas baseiam-se no uso de correntes), Grimbor consegue ameaçar todo o planeta Terra ao envolvê-lo com uma espécie de corrente de energia que impede qualquer veículo de sair (ou entrar), além de ir se fechando aos poucos, até destruir a humanidade. Em troca de clemência, Grimbor exige ser nomeado ditador de todo o planeta.

Continua...

Nenhum comentário: